Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Gondomar (Gondomar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, os alunos das turmas do 8º ano da Escola Secundária de Gondomar, foram desafiados a participar no projeto “Onde está o Ecolápis?”, que vai ao encontro dos conteúdos curriculares da disciplina de Ciências Naturais (Recursos Naturais e Catástrofes antrópicas). Os trabalhos foram realizados no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e de Educação Visual.
Numa primeira fase, foi explorado o Cartaz com o ciclo do Ecolápis e a Brochura do Ecolápis; seguidamente foi visualizado o vídeo disponibilizado no Youtube pela Faber-Castell e, ainda, o vídeo de apresentação do desafio.
Após os alunos estarem cientes do projeto e consciencializados para a pertinência do mesmo, passaram à segunda fase, na qual pesquisaram na internet ambientes de oceanos e rios, bem como os efeitos da poluição dos diferentes ambientes aquáticos.
Seguidamente, os alunos colocaram em prática a sua criatividade com a realização dos trabalhos. Procurou-se apelar à realização dos trabalhos que elucidassem as diversas formas de poluição da água e a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos.
Foram usados diferentes materiais, como lápis de cor e de cera, canetas e marcadores coloridos.
As ilustrações foram desenvolvidas com muito entusiasmo, salientando-se a articulação entre as disciplinas envolvidas, bem como a consciencialização para a importância da preservação ambiental.
Os trabalhos realizados foram expostos no painel Eco-Escolas existente na escola, tendo sido escolhidos para apresentar a concurso o melhor trabalho de cada turma.