Escola Básica Virgínia Moura (Guimarães)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
Memória Descritiva:
● Contextualização do trabalho
O EcoLápis está de visita ao Ecossistema do Mundo Aquático! O trabalho apresentado tem como principal objetivo mostrar o contraste entre a Beleza dos Oceanos no seu estado puro, sem poluição, em contraponto com os mesmos, mas poluídos e com lixo depositado pelo Homem. Procura espelhar os dois olhares sobre o ambiente/Biodiversidade marítima em ambas as situações e, por isso a necessidade de a preservar!
Este trabalho é sobre a procura do EcoLápis que se encontra envolvido por entre os elementos do desenho. Este está “camuflado” na ilustração para ser de difícil identificação, onde outros "falsos" eco-personagens existem com outras cores para confundir. Onde estará o Verdadeiro Eco-Lápis?
● Envolvimento dos alunos
Este desafio foi desenvolvido pelos alunos do 5.º ano nas disciplinas de Artes. De várias imagens e vídeos acerca da problemática da poluição e necessidade de preservação deste Ecossistema, os alunos basearam-se na sua imaginação para as suas propostas. A pesquisa de fauna e flora marítima assim como lixos poluentes, foram relevantes para as suas ilustrações. Todos, em equipa, ilustraram ambos os contextos (com e sem poluição) dos Oceanos, para se poderem escolher as propostas mais interessantes. Foi feita exposição e divulgação de todos os trabalhos tendo sido proposto à comunidade escolar uma votação de entre os vinte "Desafios Ilustrados." Este conjunto, das alunas Francisca Silva e Francisca Coelho, foram os mais apreciados e com maior número de votos.
● Técnica utilizada
Foram usados na sua maioria materiais riscadores como lápis de cor, grafites e canetas de felto. O desenho foi utilizado como técnica principal para representar o fundo do mar (cenário) sendo a colagem utilizada para acrescentar alguns elementos marinhos (vegetação e animais), os quais foram desenhados, coloridos, recortados e por fim colados sobre o cenário aquático. A noção de tridimensionalidade foi o objetivo deste processo de trabalho.
● Personagem do Eco-Lápis
Há falsos personagens Eco-Lápis, espalhados pelo desenho, e à semelhança do "Wally" estão pintados de cores diferentes e "incompletos" para confundir. O Eco-Lápis verdadeiro (fiel ao seu aspeto), encontra-se camuflado e está envolvido num peixe com a mesma cor para ser confundido. Estes foram trabalhados nas aulas de TIC, impressos e colados nos trabalhos.