Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O desenvolvimento de todo o processo criativo teve como objetivo o desenvolvimento de atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade. Foi feito um debate com as turmas sobre o impacto que o consumismo tem no presente e no futuro do nosso planeta e qual a nossa posição/contribuição para travar a poluição marinha. Como este ano foi proposto que o EcoLápis se aventurasse, no mundo aquático, visitando os rios e os oceanos. Fauna, flora e lixo marinho, as turmas do 5º ano envolvidas neste projeto realizaram uma visita de estudo ao Estuário do Tejo, Sítio das marinhas, próximo da nossa escola onde estiveram em contacto direto com a biodiversidade da nossa zona e a importância da sua preservação.
Animais como flamingos, garças, gaivotas, ameijoas, caranguejos, alforrecas, polvos, corvinas, algas, salicórnias, são alguns exemplos que se encontram nas representações, assim como lixo marinho também visualizado por eles.
A apresentação do regulamento, o visionamento dos vídeos disponibilizados pela Faber-Castel assim como da brochura, foram muito importantes para cimentar a importância dos temas que havíamos trabalhado, e envolver a consciência ecológica com a criatividade.
No que concerne às técnicas aplicadas, os alunos trabalharam com lápis de cor, cera, canetas de feltro, aguarelas, esferográfica, tinta da china e colagem de areia, tendo tido total liberdade para adaptarem os materiais à sua criatividade. O suporte foi o papel cavalinho A4.