Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória descritiva (apresentação do trabalho, investigação sobre o tema, envolvimento dos alunos, etc)
Etapas
1º momento
Apresentação do projeto à turma do 7º8, pela Diretora de Turma e Professora de Educação Visual, com visualização dos documentos e vídeos disponíveis na plataforma Eco-escolas “Onde está o Ecolápis? – Desafio Faber-Castell”. Leitura e interpretação da descrição e enquadramento, objetivos e critérios de avaliação.
2º momento
Apresentação e discussão do tema “Mundo Aquático - rios e oceanos”. Visualização de um conjunto de vídeos temáticos e de imagens selecionadas pela professora de Ciências Naturais com enfoque nos Ecossistemas Marinhos (menos conhecidos dos alunos) como: Recifes de Corais, Mares Polares, Mar Aberto, Mar Profundo, Lagos Salgados, Zonas Litorais, Florestas de Algas, entre outros, para concluir da importância da sua Preservação e Conservação. Seleção de imagens indutoras para o processo de ilustração a realizar posteriormente na disciplina de Educação Visual.
3º momento
Na disciplina de Educação Visual, produção das ilustrações com recurso a técnica de lápis de cor e aguarela, sobre papel cavalinho. Introdução do elemento Ecolápis nas composições visuais.
4º momento
Seleção de desenhos produzidos e sua digitalização.
Objetivos:
Educação Visual
Manifestar expressividade através da produção de trabalhos, selecionando, de forma intencional, conceitos, temáticas, materiais, suportes e técnicas;
Desenvolver processos de trabalho e de registo de ideias que envolvam a pesquisa, investigação e experimentação;
Promover estratégias que envolvam o enriquecimento das experiências visuais dos alunos, estimulando hábitos de apreciação e fruição dos diferentes contextos, neste caso de ambientes aquáticos;
Promover estratégias que envolvam a criatividade do aluno no sentido de mobilizar saberes e processos, através dos quais perceciona, seleciona, organiza os dados;
Promover hábitos que envolvam a seleção de técnicas e de materiais de forma ajustada à intenção expressiva das representações.
Ciências Naturais
Conhecer a diversidade de ambientes aquáticos e em particular ecossistemas marinhos;
Identificar diferenças e semelhanças entre ambientes;
Desenvolver curiosidade e vontade de explorar estes ambientes e o que lhes está a acontecer;
Desejar contribuir para a Preservação e Conservação destes ecossistemas.