Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
										Memória Descritiva:
Memória descritiva (apresentação do trabalho, investigação sobre o tema, envolvimento dos alunos, etc) 
Etapas 
1º momento 
Apresentação do projeto à turma do 7º8, pela Diretora de Turma e Professora de Educação Visual, com visualização dos documentos e vídeos disponíveis na plataforma Eco-escolas “Onde está o Ecolápis? – Desafio Faber-Castell”. Leitura e interpretação da descrição e enquadramento, objetivos e critérios de avaliação. 
2º momento 
Apresentação e discussão do tema “Mundo Aquático - rios e oceanos”. Visualização de um conjunto de vídeos temáticos e de imagens selecionadas pela professora de Ciências Naturais com enfoque nos Ecossistemas Marinhos (menos conhecidos dos alunos) como: Recifes de Corais, Mares Polares, Mar Aberto, Mar Profundo, Lagos Salgados, Zonas Litorais, Florestas de Algas, entre outros, para concluir da importância da sua Preservação e Conservação. Seleção de imagens indutoras para o processo de ilustração a realizar posteriormente na disciplina de Educação Visual. 
3º momento 
Na disciplina de Educação Visual, produção das ilustrações com recurso a técnica de lápis de cor e aguarela, sobre papel cavalinho. Introdução do elemento Ecolápis nas composições visuais. 
4º momento  
Seleção de desenhos produzidos e sua digitalização. 
Objetivos: 
Educação Visual 
Manifestar expressividade através da produção de trabalhos, selecionando, de forma intencional, conceitos, temáticas, materiais, suportes e técnicas; 
Desenvolver processos de trabalho e de registo de ideias que envolvam a pesquisa, investigação e experimentação; 
Promover estratégias que envolvam o enriquecimento das experiências visuais dos alunos, estimulando hábitos de apreciação e fruição dos diferentes contextos, neste caso de ambientes aquáticos; 
Promover estratégias que envolvam a criatividade do aluno no sentido de mobilizar saberes e processos, através dos quais perceciona, seleciona, organiza os dados; 
Promover hábitos que envolvam a seleção de técnicas e de materiais de forma ajustada à intenção expressiva das representações. 
Ciências Naturais 
Conhecer a diversidade de ambientes aquáticos e em particular ecossistemas marinhos; 
Identificar diferenças e semelhanças entre ambientes; 
Desenvolver curiosidade e vontade de explorar estes ambientes e o que lhes está a acontecer; 
Desejar contribuir para a Preservação e Conservação destes ecossistemas.
                                    
 
                    

