CSC- Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
Memória Descritiva:
Escola: Centro Social de Calendário
Professor Coordenador: Ana Costa
Alunos: (Escalão 2) - Alunos do 2º e 3º ciclo do CATL (Centro Atividades
de Tempos Livres).
Para a elaboração da ilustração do desafio “Eco-Lápis”, existiram 3
momentos importantes que definiram a elaboração deste trabalho, que
se realizaram nos dias 8 de Março, de 9 a 15 de março, de 16 de Março
a 20 de Maio e 25 de Maio de 2022.
1º momento: Numa primeira fase, foi realizada uma reunião com
a professora coordenadora e os alunos do 2º e 3º ciclo do CATL
envolvidos no projeto. Esta reunião realizou-se no dia 8 de Março, onde
foi apresentado o regulamento do projeto do Eco-Lápis e teve como
principal objetivo analisar os parâmetros do projeto, requisitos de
elaboração e critérios de avaliação. Na referida reunião, foram também
tiradas as dúvidas necessárias para se proceder à elaboração da
ilustração.
2º momento: entre 9 e 15 de Março, procedeu-se à pesquisa e
compreensão do que era pretendido para a realização da ilustração do
Eco-Lápis. Os alunos, recorrendo aos seus telemóveis e tablet’s,
pesquisaram ideias e analisaram os trabalhados anteriormente
realizados por outras instituições no âmbito do presente desafio para
uma melhor compreensão do que havia sido solicitado. Os alunos
decidiram então que o trabalho deveria ilustrar o meio florestal e
montanhoso debaixo do mundo aquático, dando especial atenção à
ecologia, representando a reciclagem.
3º momento: de 16 de Março a 20 de Maio procedeu-se à
realização da ilustração do Eco-Lápis. Para tal, ficou responsável uma
aluna de 9º ano pela elaboração do mesmo, sendo que os colegas
contribuíram para o processo do mesmo. Posto isto, os alunos
decidiram usar as suas capacidades artísticas, realizando o trabalho no
iPad, recorrendo ao programa ProCreate e à Apple Pen. Estes
instrumentos permitem a criação de desenhos digitalmente. Todo o
trabalho é original e foi realizado manualmente pela aluna e pelos
colegas, não tendo sido incluída na ilustração nenhum elemento
externo de outro meio digital. Numa primeira fase, começaram por
ilustrar toda a paisagem verde e montanhosa, sendo que de seguida
acrescentaram o meio aquático, fazendo os efeitos da água, desenhando
os animais marinhos e os corais. Numa fase final e após terem sido
dados todos os retoques finais e feito algumas correções no desenho,
procedeu-se à inclusão do Eco-Lápis na ilustração, estando este
localizado perto dos Eco-pontos.
4º momento: No dia 25 de Maio, os alunos reuniram com o
Conselho Eco-Escolas para mostrar a ilustração criada, onde o referido
trabalho foi aprovado para submissão na plataforma