CSC- Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
										Memória Descritiva:
Escola: Centro Social de Calendário 
Professor Coordenador: Ana Costa 
Alunos: (Escalão 2) - Alunos do 2º e 3º ciclo do CATL (Centro Atividades  
de Tempos Livres). 
Para a elaboração da ilustração do desafio “Eco-Lápis”, existiram 3  
momentos importantes que definiram a elaboração deste trabalho, que  
se realizaram nos dias 8 de Março, de 9 a 15 de março, de 16 de Março  
a 20 de Maio e 25 de Maio de 2022. 
1º momento: Numa primeira fase, foi realizada uma reunião com  
a professora coordenadora e os alunos do 2º e 3º ciclo do CATL  
envolvidos no projeto. Esta reunião realizou-se no dia 8 de Março, onde  
foi apresentado o regulamento do projeto do Eco-Lápis e teve como  
principal objetivo analisar os parâmetros do projeto, requisitos de  
elaboração e critérios de avaliação. Na referida reunião, foram também  
tiradas as dúvidas necessárias para se proceder à elaboração da  
ilustração.  
2º momento: entre 9 e 15 de Março, procedeu-se à pesquisa e  
compreensão do que era pretendido para a realização da ilustração do  
Eco-Lápis. Os alunos, recorrendo aos seus telemóveis e tablet’s,  
pesquisaram ideias e analisaram os trabalhados anteriormente  
realizados por outras instituições no âmbito do presente desafio para  
uma melhor compreensão do que havia sido solicitado. Os alunos  
decidiram então que o trabalho deveria ilustrar o meio florestal e  
montanhoso debaixo do mundo aquático, dando especial atenção à  
ecologia, representando a reciclagem.  
3º momento: de 16 de Março a 20 de Maio procedeu-se à  
realização da ilustração do Eco-Lápis. Para tal, ficou responsável uma  
aluna de 9º ano pela elaboração do mesmo, sendo que os colegas  
contribuíram para o processo do mesmo. Posto isto, os alunos  
decidiram usar as suas capacidades artísticas, realizando o trabalho no  
iPad, recorrendo ao programa ProCreate e à Apple Pen. Estes  
instrumentos permitem a criação de desenhos digitalmente. Todo o  
trabalho é original e foi realizado manualmente pela aluna e pelos  
colegas, não tendo sido incluída na ilustração nenhum elemento  
externo de outro meio digital. Numa primeira fase, começaram por  
ilustrar toda a paisagem verde e montanhosa, sendo que de seguida  
acrescentaram o meio aquático, fazendo os efeitos da água, desenhando  
os animais marinhos e os corais. Numa fase final e após terem sido  
dados todos os retoques finais e feito algumas correções no desenho,  
procedeu-se à inclusão do Eco-Lápis na ilustração, estando este  
localizado perto dos Eco-pontos.  
4º momento: No dia 25 de Maio, os alunos reuniram com o  
Conselho Eco-Escolas para mostrar a ilustração criada, onde o referido  
trabalho foi aprovado para submissão na plataforma
                                    
 
                    

