Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O nosso trabalho foi realizado tendo como inspiração o Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO, e que ocupa a maior parte do vale do rio Douro em Portugal. Depois de uma pequena pesquisa na internet, descobrimos que esta região se distingue devido à sua paisagem única, caracterizada pelos socalcos para cultivo da vinha destinada à produção de Vinho do Porto, sendo a mais antiga região vinícola regulamentada do mundo.
Nesta região de características mediterrânicas, a vinha complementa-se com os pomares de citrinos, de cerejeiras, de oliveiras e de amendoeiras.
Mais recentemente, tem-se convertido num importante destino turístico, que faz uso da maior via fluvial navegável portuguesa, atraindo turistas para os seus famosos “cruzeiros fluviais”. A navegabilidade do rio Douro só é possível graças às inúmeras barragens construídas ao longo do rio Douro.
Assim, as barragens, a pressão turística e a expansão da agricultura, fazem aumentar os níveis de poluição e podem ameaçar a biodiversidade de um dos maiores rios ibéricos, pelo que este nosso desenho é uma chamada de atenção para esta problemática.
É também um problema para os humanos, na medida em que a água que utilizamos em nossas casas é proveniente do rio Douro.