Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Gomes Eanes de Azurara (Mangualde)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
O desafio promovido pela ABAE e pela Faber-Castell foi, uma vez mais, acolhido com entusiasmo pelos alunos da Escola Gomes Eanes de Azurara, no Agrupamento de Escolas de Mangualde.
Nesta escola, todas as quartas-feiras à tarde, um grupo de alunos provenientes de diversas turmas do 2º e 3º ciclo, reúne-se para participar ativamente no “Clube Eco-Escolas”. Neste clube, há sempre muitas tarefas a desempenhar, desde o cultivo e manutenção da horta biológica, à participação nos desafios propostos pela ABAE. Foi precisamente neste contexto que se elaborou a ilustração para o concurso: “Onde está o Ecolápis?”
Os elementos do clube começaram por se reunir, a fim de conhecerem esta atividade, os seus objetivos e o tema para este ano. De seguida, através dos materiais disponibilizados, tomaram conhecimento do ciclo do Ecolápis e deixaram-se surpreender pelo processo de fabricação dos lápis da Faber-Castell e sobre a sua responsabilidade ambiental, enquanto empresa neutra em emissões de carbono. Em conjunto com os professores responsáveis, refletiram acerca da diferença entre as opções sustentáveis e os impactos produzidos pelo desperdício de produtos.
Seguidamente, conscientes de que um trabalho final não se alcança no mesmo instante em que se pega numa folha, o processo criativo desenvolveu-se da seguinte forma: em primeiro lugar, os alunos elaboraram uma “chuva de ideias”, na qual partilharam palavras relacionadas com o oceano; depois, com o auxílio dos professores responsáveis, passaram à fase de investigação, na qual pesquisaram imagens relacionadas com o tema e foram desafiados a estar mais atentos diariamente a todas as imagens / notícias / filmes que vissem nos meios de comunicação social e que envolvessem o oceano; por fim, chegou a hora de começar os primeiros estudos e esboços, individualmente.
Enquanto este processo se foi desenvolvendo, os professores recolheram todos os trabalhos elaborados pelos alunos e integraram, numa única composição visual, diversos elementos provenientes de diferentes esboços. Com criatividade, a realidade foi desconstruída e transformada, a fim de ser explorada de forma mais dinâmica na ilustração. No que diz respeito à pintura, os alunos utilizaram técnicas mistas: aprenderam e treinaram a utilização do lápis de aguarela, do lápis de cor e da caneta preta. O resultado final agradou muito a todos os elementos do clube.
Quanto ao Ecolápis, sobre isso não nos podemos pronunciar… Está muito bem escondido! Talvez esteja na bóia salva vidas, junto à âncora, para nos relembrar o quão importante são as nossas opções diárias no cuidado com a casa comum.