Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Colégio Guadalupe (Seixal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Este desafio foi proposto e abraçado por uma classe de crianças de 5 anos.
A educadora lançou aos alunos, algumas questões sobre a temática da Poluição Marinha e todas as ameaças a que as espécies marinhas estão sujeitas.
As crianças já estavam muito sensibilizadas para o flagelo que é a poluição marinha e mais concretamente o uso abusivo de plásticos e outros materiais não biodegradáveis. Após um animado e aceso debate onde todos deram a sua opinião, a educadora promoveu um período de pesquisa em que as crianças tiveram oportunidade de assistir a alguns documentários sobre todas estas ameaças à vida no mar.
Estiveram incluídas nesta pesquisa as brochuras e o vídeo sugerido no regulamento do concurso.
Numa ultima fase, as crianças, desenharam, recortaram, colaram e compuseram com o auxilio da educadora, o trabalho submetido.
A fase que suscitou mais polémica, foi a escolha do local onde deveria ser colocado o eco lápis, a fim de ser difícil de detetar.