Escola Básica de Vinha-Pedreira (Felgueiras)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
										Memória Descritiva:
1. A TURMA PROMOTORA DO PROJETO  
O trabalho apresentado foi realizado pelos alunos do 2ºano da Escola Básica de Vinha- Pedreira /Agrupamento de Escolas de Airães, Felgueiras.  
2. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO  
O trabalho apresentado reproduz um alerta de um “Mundo Aquático” cada vez mais afetado pela poluição e que põe em causa a sua fauna e flora. Nesta atividade, os alunos camuflaram o Ecolápis, com o objetivo de através dele descobrirem os responsáveis pela poluição do ambiente marinho.  
3. INVESTIGAÇÃO SOBRE O TEMA  
Antes de se ter dado início à atividade do Ecolápis, os alunos visualizaram alguns vídeos sobre o problema da poluição. O objetivo desta atividade foi sensibilizar as crianças a terem um papel ativo no desenvolvimento sustentável das suas sociedades e assim começar-se desde pequenino a combater o problema da poluição.  
Links de apoio à atividade retirados do youtube:   
 A maior lição do mundo: https://www.youtube.com/watch?v=YbZppsw5pjw  
Oceano de plástico: https://www.youtube.com/watch?v=HHD7BO4_4LQ  
https://www.youtube.com/watch?v=u05vCePo8To  
Em outra etapa, explorou-se a Brochura Faber-Castell sobre a história da marca que teve início em 1761 e se comprometeu com o consumidor e o ambiente, onde os alunos perceberam como apareceu o conceito ECO: Social+Ambiental+Qualidade.   
Por fim, assistiu-se a dois vídeos que se encontram na página da ABAE relacionada com o desafio (“Onde está o Ecolápis?” e o workshop “Oficina de Ilustração – Onde está o Ecolápis?”)  
4. ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS  
Após todo o trabalho de pesquisa e de perceberem o objetivo da tarefa, os alunos procederam à execução da atividade. O trabalho divulgado foi feito em grupo, em folha A3 e cada aluno teve a tarefa de desenhar, pintar e recortar elementos que caracterizam atualmente o fundo do oceano. No fim, e após consenso de todos, procedeu-se à planificação e montagem de todos os elementos por eles construídos.  As crianças adoraram a atividade e principalmente a parte de como camuflar o Ecolápis.
                                    
 
                    

