Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Vinha-Pedreira (Felgueiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
1. A TURMA PROMOTORA DO PROJETO
O trabalho apresentado foi realizado pelos alunos do 3º e 4ºano da Escola Básica de Vinha- Pedreira /Agrupamento de Escolas de Airães, Felgueiras.
2. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
O trabalho apresentado reproduz paisagens naturais onde se visualiza a riqueza dos rios e toda a flora e fauna envolvente dos mesmos. Nesta atividade, os alunos camuflaram o Ecolápis, com o objetivo de o tornar um elemento chave na importância da preservação da Natureza.
3. INVESTIGAÇÃO SOBRE O TEMA
Antes de se ter dado início à atividade do Ecolápis, promoveu-se um debate sobre a Natureza. Os alunos, através de alguns vídeos, puderam reconhecer de como a má conduta do Homem para com a Natureza, como a desflorestação, incêndios, poluição, … podem provocar graves desequilíbrios nos ecossistemas e influenciar a nossa sobrevivência e também de todos os outros seres vivos. O objetivo desta atividade foi sensibilizar as crianças a terem um papel ativo no desenvolvimento sustentável das suas sociedades e assim combater o problema da poluição.
Links de apoio à atividade retirados do youtube:
https://ensina.rtp.pt/artigo/higiene-e-problemas-sociais-a-poluicao/
https://ensina.rtp.pt/artigo/visiokids-o-efeito-de-estufa/
A maior lição do mundo: https://www.youtube.com/watch?v=YbZppsw5pjw
Oceano de plástico: https://www.youtube.com/watch?v=HHD7BO4_4LQ
https://www.youtube.com/watch?v=u05vCePo8To
Em outra etapa, explorou-se a Brochura Faber-Castell sobre a história da marca que teve início em 1761 e se comprometeu com o consumidor e o ambiente, onde os alunos perceberam como apareceu o conceito ECO: Social+Ambiental+Qualidade.
Por fim, assistiu-se a dois vídeos que se encontram na página da ABAE relacionada com o desafio (“Onde está o Ecolápis?” e o workshop “Oficina de Ilustração – Onde está o Ecolápis?”)
4. ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Após todo o trabalho de pesquisa e de perceberem o objetivo da tarefa, os alunos procederam à execução da atividade. O trabalho divulgado foi feito individualmente, em folha A4. Após a conclusão dos mesmos elegeu-se um por cada ano de escolaridade. Cada aluno desenhou e pintou, com lápis da Faber-Castell, um ambiente envolvente de rios com águas cristalinas e toda a fauna e flora que os caracteriza. As crianças adoraram a atividade e principalmente a parte de como conseguiriam camuflar o Ecolápis.