Colégio Casa - Mãe (Paredes)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
										Memória Descritiva:
“Onde está o Ecolápis? – Desafio Faber-Castell” 
Este desafio foi lançado às turmas do 3º e 4º ano do 1º CEB, de acordo com as competências essenciais de aprendizagem: 
•	Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza; 
•	Reconhecer o modo como as modificações ambientais (desflorestação, incêndios, assoreamento, poluição) provocam desequilíbrios nos ecossistemas e influenciam a vida dos seres vivos (sobrevivência, morte e migração) e da sociedade; 
•	Reconhecer de que forma a atividade humana interfere no oceano (poluição, alterações nas zonas costeiras e rios, etc.); 
•	Relacionar o aumento da população mundial e do consumo de bens com alterações na qualidade do ambiente (destruição de florestas, poluição, esgotamento de recursos, extinção de espécies, etc.), reconhecendo a necessidade de adotar medidas individuais e coletivas que minimizem o impacto negativo. 
Para podermos abordar estas competências essenciais, foram: 
•	Visualizados vídeos temáticos de sensibilização ambiental (https://www.youtube.com/watch?v=-UmOPQRpRIE; https://www.youtube.com/watch?v=AH3eoenwX5U);  
•	Elaboradas fichas de identificação de seres vivos existentes na nossa escola; 
•	Realizada uma pesquisa de animais em vias de extinção e respetivos cartazes para exposição à comunidade; 
•	Realizados os desenhos referentes ao Concurso Eco-Escolas. 
Nas diferentes fases do trabalho os alunos trabalharam de forma individual, numas situações, noutras trabalharam em grupo.
                                    
 
                    

