Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Colégio Casa - Mãe (Paredes)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
“Onde está o Ecolápis? – Desafio Faber-Castell”
Este desafio foi lançado às turmas do 3º e 4º ano do 1º CEB, de acordo com as competências essenciais de aprendizagem:
• Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza;
• Reconhecer o modo como as modificações ambientais (desflorestação, incêndios, assoreamento, poluição) provocam desequilíbrios nos ecossistemas e influenciam a vida dos seres vivos (sobrevivência, morte e migração) e da sociedade;
• Reconhecer de que forma a atividade humana interfere no oceano (poluição, alterações nas zonas costeiras e rios, etc.);
• Relacionar o aumento da população mundial e do consumo de bens com alterações na qualidade do ambiente (destruição de florestas, poluição, esgotamento de recursos, extinção de espécies, etc.), reconhecendo a necessidade de adotar medidas individuais e coletivas que minimizem o impacto negativo.
Para podermos abordar estas competências essenciais, foram:
• Visualizados vídeos temáticos de sensibilização ambiental (https://www.youtube.com/watch?v=-UmOPQRpRIE; https://www.youtube.com/watch?v=AH3eoenwX5U);
• Elaboradas fichas de identificação de seres vivos existentes na nossa escola;
• Realizada uma pesquisa de animais em vias de extinção e respetivos cartazes para exposição à comunidade;
• Realizados os desenhos referentes ao Concurso Eco-Escolas.
Nas diferentes fases do trabalho os alunos trabalharam de forma individual, numas situações, noutras trabalharam em grupo.