Geração Verdão

Enquadramento

O projeto GERAÇÃO VERDÃO é desenvolvido em parceria com a Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e tem como objetivo principal, contribuir para o desenvolvimento da economia circular em Portugal, e particularmente para o aumento da separação para reciclagem, através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar.

O Desafio “Geração Verdão” pretende trabalhar o conceito de economia circular desafiando as escolas a um conjunto de atividades relacionadas com esta temática.

Destinatários

Podem participar nesta atividade todas as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas 2022-2023.
Está aberto a todos os graus de ensino.

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

MONITORIZAÇÃO E CARTAZ

Todos os graus de ensino. Sem escalões

Esta atividade consiste na criação de uma “Brigada Verdão”, que deve ser constituída preferencialmente pelos alunos. A Brigada deve monitorizar os resíduos na sala de aula, pelo menos uma vez por mês, verificando a correta separação destes na comunidade escolar. Para além da grelha de monitorização preenchida, deve também ser construído um cartaz com os resultados obtidos. Este deve ter um título e uma mensagem que incentive à correta separação de resíduos.

A participação neste desafio, concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escola dos seguintes elementos:

– 4 fotografias legendadas do trabalho realizado (uma de todo o cartaz e as restantes de detalhes de elaboração deste);

– grelha de monitorização dos resíduos com os resultados

– uma memória descritiva referindo os autores, a forma como foi preparado e realizado bem como o envolvimento dos alunos;

Prazos

Inscrições: até 28 de fevereiro de 2023

Submissão dos Trabalhos: 31 de maio de 2023

Prémios

Serão premiadas 10 escolas nesta atividade. O prémio de participação, será um conjunto de Eco-Bags, para utilizar na escola, até ao máximo de 250 escolas.

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo;

Escalão 2: escolas do 2º e 3º ciclo

O desafio consiste em construir um Jogo da família, recorrendo a materiais provenientes de embalagens que possam reutilizar ou reciclar. O objetivo é partilhar, durante, ou depois do Dia Internacional da Família a 15 de maio. De 15 a 30 de maio.
Apresenta-se como exemplo e inspiração a construção de matraquilhos

Cada escola deve submeter na plataforma Eco-Escolas as evidências da realização do trabalho que inclui o:

• O upload de um conjunto de 4 fotografias acompanhadas da respetiva legenda. As fotografias devem apresentar:
    – fases de elaboração do jogo;
    – detalhes do jogo, onde seja visível, a utilização dos resíduos de embalagens reutilizados;
    – dinamização do jogo em família
  • Uma memória descritiva, onde devem constar informações relativas ao processo de construção do jogo, nomeadamente os autores, a forma como foram preparados e realizados, materiais utilizados
  • Uma frase que apele à correta separação dos resíduos

Prazos

Inscrições: até 28 de fevereiro de 2023
Submissão dos Trabalhos: 15 de maio de 2023

Prémios

Serão premiadas 3 escolas em cada escalão.

O projeto GERAÇÃO VERDÃO é um programa de sensibilização e educação ambiental desenvolvido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar.

PREMIADOS 2023VER OS TRABALHOS

Geração Verdão