Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Perfilhando a necessidade de aumentar, na comunidade escolar, o interesse e conhecimento pela economia circular e para o aumento da separação dos resíduos para reciclagem, incluímos este tema no currículo. Deste modo, utilizámos o projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular para, através dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), abordar transversalmente esta temática, no sentido de desenvolver competências adequadas aos desafios contemporâneos, para formar cidadãos com saberes diferenciados, que sustentem a ação refletida e intencional.
Deste modo, foram escolhidos os temas “resíduos”, “água”, “energia” e “Poluição” a serem implementados, neste ano letivo, por diferentes turmas do 1º ciclo. Esta metodologia de trabalho permitiu envolver ativamente toda a comunidade escolar, inclusive o pré-escolar, nas questões da sustentabilidade do planeta e educação ambiental.
Ao longo do ano letivo, explorámos os conceitos de reciclagem, resíduos, energias renováveis/não renováveis, biocombustíveis, ciclo urbano da água e foram realizadas algumas ações de informação/sensibilização com os alunos, nomeadamente “O cidadão e os resíduos sólidos urbanos”, “Separar para + reciclar”, “Água: um passaporte para a vida”, bem como as atividades lúdico- pedagógicas “Gotinha Saltitona” e “Funchal Sustentável”, “Os Amigos PAP” e “Eco-Amigos”, promovidas pela Unidade de Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal do Funchal. Também foram organizadas visitas de estudo à Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos, no Funchal.
Decorrente das ações de sensibilização e visitas de estudo supramencionadas, assim como através de pesquisas online nas aulas de TIC e nos livros existentes na biblioteca escolar, foi aprofundado o conhecimento sobre as consequências ambientais da incorreta separação dos resíduos. Para além disso, foram realizados diversos trabalhos sobre o tema, de forma a desenvolver o pensamento crítico na procura de soluções para os problemas ambientais que ameaçam o planeta.
O desafio “Geração Verdão” foi apresentado aos alunos, no início do ano letivo. Após a exploração dos vídeos disponibilizados na plataforma “Geração Verdão”, decidimos envolver toda a escola na monitorização dos Ecopontos, nomeadamente os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, pessoal docente e não docente, de forma a identificar áreas que necessitam de melhorias e tomar medidas concretas para promover a reciclagem e minimizar a produção de resíduos. Para isso, foram colocadas grelhas de monitorização em todas as salas e zonas comuns do edifício. As grelhas foram plastificadas de modo a serem reutilizadas, de forma a minimizar o consumo de papel. A monitorização de todos os espaços foi feita semanalmente. Nas salas de aula, o professor e os alunos definiram um responsável semanal para verificar se os Ecopontos da sala estavam separados corretamente, preenchendo a respetiva grelha afixada na sala. Nas zonas comuns, as Assistentes Operacionais ficaram incumbidas dessa tarefa.
De forma a analisar os dados, na primeira semana de cada mês, nas aulas do clube Eco-Escolas, a Brigada Verdão passava por todas as salas e zonas comuns e recolhia os dados. Constituída por quinze alunos, a brigada funcionou de forma rotativa e mensal. A equipa responsável, composta por três alunos, usava um colete, chapéu e placa de identificação, de forma a incentivar o envolvimento dos participantes. Os resultados foram afixados no cartaz da Brigada Verde para serem divulgados para toda a comunidade escolar. Ademais, nas reuniões do Conselho Eco-Escolas, foram analisados e discutidos os resultados de forma a encontrar soluções para as falhas detetadas.
A Brigada monitorizou também, em toda a escola, a água (torneiras, autoclismos, bebedouros e informação a apelar para a poupança de água junto das torneiras) e a energia (lâmpadas, computadores, aparelhos elétricos e informação a apelar para a poupança de energia junto dos interruptores, aparelhos elétricos e computadores). Os dados recolhidos foram analisados nas aulas do Clube Eco-Escolas, com as coordenadoras do programa, bem como nos conselhos Eco-Escolas, e divulgados em cartaz afixado na escola.
Além da monitorização, ao longo do ano, foram realizadas várias ações de limpeza no recinto e nas imediações da escola, de forma a promover a participação dos alunos na manutenção do ambiente escolar e desenvolver habilidades de responsabilidade, trabalho de equipa e consciência ambiental.