Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Infantário Meninos Rabinos (Almada)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
O Infantário Meninos Rabinos é um colégio que prima pela educação ambiental e pela mensagem diária que passa aos seus alunos e profissionais, bem como na forma como trata os resíduos gerados nas suas instalações.
Como tal, não podiam deixar de agarrar este desafio da Geração Verdão juntamente com as suas equipas das Brigadas Verdes.
Para que o nosso desafio pudesse ser o mais completo e real possível, foram criadas grelhas especificas para cada tipo de lixo, de forma a registarmos corretamente todos os resíduos assim como ter uma perfeita consciência das quantidades de cada um, consciencializando, também, as nossas equipas e comunidade envolvente para a educação ambiental.
Este projeto foi feito com grupos de pré-escolar, onde previamente foi explicado e trabalhado o tema da reciclagem em sala, bem como os cuidados que devemos ter na preservação e proteção do nosso planeta e a importância e dever de cada um para educação ambiental.
A atividade de grupo foi registada com fotografias, as crianças separaram os diferentes lixos pelos seus eco-pontos, produzidos nas salas durante o mês. Foram igualmente trabalhados conceitos de contagem, noções de tamanho, forma, cores entre outras competências transversais ao projeto.
Para que esta nossa atividade ficasse registada e cumprisse com os requisitos do projeto Geração Verdão, fez-se um cartaz ilustrativo onde estão presentes os eco-pontos e os seus respetivos resíduos, todos eles acompanhados de uma legenda do que se pode colocar ou não em cada um deles. As imagens dos elementos a colocar nos eco-pontos foram retirados de revistas usadas da nossa sala.
Assim, no decorrer desta atividade trabalhámos não só a reciclagem e os seus respetivos valores, como também tivemos a oportunidade de, em conjunto, termos a noção dos resíduos que o nosso colégio produz em cada espaço, como também arranjarmos novas estratégias para reduzir a quantidade gerada.
Os alunos ao longo desta atividade demonstraram sempre interesse e gosto, revelando as suas preocupações em proteger o nosso meio ambiente, respeitando sempre a sua biodiversidade.