Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Este desafio foi concretizado numa turma de 20 alunos do 1.ºano de escolaridade.
Em setembro, a professora titular de turma apresentou aos alunos os 2 ecopontos da sala: o azul e o amarelo. Ficaram bem definidos os resíduos a colocar em cada um, bem como no lixo comum. Os alunos comprometeram-se a realizar a correta separação de resíduos ao longo do ano letivo.
Porém, com o decorrer dos dias verificámos que ainda subsistiam algumas dúvidas e incorreções. Sendo assim, criámos uma “Brigada Verdão” constituída por 3 elementos da turma, que ficaram responsáveis por alertar e esclarecer os colegas assim como por preencher a grelha de monitorização uma vez por mês, por forma a verificarmos a evolução dos bons hábitos de separação de resíduos.
Em maio, elaborámos o nosso cartaz que reflete o trabalho realizado ao longo do ano. Tentámos divulgar os resultados obtidos na nossa sala e incentivar os restantes colegas da escola a seguirem o nosso exemplo, motivo pelo qual afixámos o cartaz no corredor, onde normalmente colocamos trabalhos alusivos ao Programa Eco-Escolas. O planeamento do cartaz foi feito em assembleia de turma e posteriormente todos os alunos contribuíram (em pequenos grupos) na sua concretização.