Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola EB/JI João Beare (Marinha Grande)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Esta proposta de atividade desenrolou-se em parceria com o grupo dos Eco Voluntários da Escola que realizam a monitorização dos ecopontos, dos recreios, das torneiras e da horta, todos os meses a partir do mês de dezembro, na data em que se comemora o Dia do Voluntariado. Usaram as tabelas de monitorização já existentes. Os grupos que realizam a monitorização preenchem as tabelas e os dados são recolhidos e tratados. No final, decidiu-se realizar uma monitorização semanal para confirmar os dados e verificou-se que o espaço junto das mesas que estão no jardim são os mais poluídos. Decidiram então construir o Ecoponto azul e amarelo para colocarem junto a esse espaço e colocar uma mensagem nas mesas como alerta para a separação dos resíduos. No final, com toda a tabela preenchida, os alunos do 3.º ano, em articulação com a temática de Organização e Tratamento de Dados organizaram e trataram os dados, construindo um gráfico com toda a informação recolhida. Foi importante articular esta temática dos resíduos à Matemática, pois assim as crianças percebem que é possível haver uma articulação entre diferentes temáticas.