Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

Fotografias do trabalho realizado:

Cartaz feito pela brigada versão, com recurso ao Canva.

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Na nossa Escola, em cada uma das salas de aulas existe um caixote para a recolha indiferenciada de resíduos, um ecoponto azul para recolha do papel e um pilhão para recolha de pilhas e nos espaços comuns (corredores e sala dos alunos) existem caixotes para a recolha indiferenciada de resíduos e ecopontos amarelos para a recolha de plástico e de metal, uma vez que são os principais resíduos, passíveis de recolha seletiva, produzidos pelos alunos durante os intervalos.
Após as professoras de Cidadania e Desenvolvimento e de Ciências Naturais terem desafiado a turma C do nono ano a participar no desafio Brigada Verdão | Monitorização e Cartaz, os alunos com o apoio das docentes delinearam a metodologia de trabalho, tendo sido decidido que a monitorização seria realizada ao longo do segundo período, semanalmente, nos espaços comuns da Escola, durante a aula de Cidadania e Desenvolvimento, por grupos rotativos de quatro alunos da turma. A decisão da monitorização nos espaços comuns, e não na sala de aula, deveu-se ao facto de na sala de aula a recolha seletiva ser feita, na generalidade, de forma correta, sob o olhar atento dos docentes.
Nesta monitorização, o grupo de alunos passava por todos os ecopontos amarelos e caixotes do lixo indiferenciado, existentes nos espaços comuns e, depois de calçarem as luvas, recolhiam para um saco o plástico/metal que indevidamente tinha sido colocado nos caixotes da recolha indiferenciada dos resíduos e para outro saco de plástico o plástico/metal que tinha sido colocado corretamente no ecoponto amarelo. No final, faziam a quantificação do volume de plástico/metal mal e bem separado com recurso a um balde com 24 cm de diâmetro e 23 cm de altura (cujo volume foi determinado pelos alunos, sendo de 10,4 dm3), registando na tabela o número de baldes de plástico/metal que havia sido bem separado e mal separado.
Posteriormente, nas aulas de Ciências Naturais, sob a orientação da professora da disciplina os alunos elaboraram um cartaz para divulgar os resultados na comunidade escola e sensibilizar a mesma para uma mudança de atitude, uma vez que os resultados, embora tenham sido os espectáveis, estão muito longe de serem os desejáveis.