Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
No âmbito do programa Eco-Escolas, a atividade “Brigada Verdão” foi um dos desafios selecionados dentro da temática da Economia Circular, estando preconizada no plano de ação da ESS para o presente ano letivo (2022/23).
A reciclagem é o processo de recolha, triagem, processamento e transformação de materiais que teriam como destino final, no pior cenário, os aterros sanitários, podendo causar, nesses casos, inúmeros impactes negativos no ambiente e na saúde humana. Para que isto aconteça temos todos que fazer a nossa parte. Como? Começando por fazer a correta separação dos resíduos.
O desafio previa a monitorização dos resíduos na sala de aula, pelo menos uma vez por mês, verificando a sua correta separação. Não tendo sido possível executar a atividade neste período, foi definido um período de amostragem mais curto, no entanto abrangendo um local de amostragem mais abrangente (um edifício inteiro) como sendo representativo da realidade da instituição. Para além disso, foram ainda utilizados os dados obtidos no ano letivo transato na mesma atividade para comparação.
Assim, durante o ano letivo 22/23 quatro elementos do Conselho Eco-Escolas procederam às pesagens e quantificação dos erros de separação dos resíduos recicláveis durante um período de 3 semanas. Os resultados obtidos foram apresentados em formato de cartaz afixado em local de divulgação interna da instituição. Para complementar, foi ainda realizado o registo fotográfico dos principais erros de separação identificados, para posterior análise do motivo na origem do incorreto descarte destes resíduos por parte dos estudantes.