Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Geração Verdão Cartaz
Monitorização dos Ecopontos dos resíduos sólidos
Este trabalho foi realizado por 20 alunos pertencentes à turma do 3º A de EB nº1 de Arganil.
O trabalho iniciou com a apresentação à turma do projeto e seus objetivos. Foram visualizados os materiais interativos da plataforma Geração Verdão. Foi decidido que a equipa da monitorização seria constituída por todos os alunos da turma, alternadamente. Os objetivos foram a monitorização dos Ecopontos das salas de aula, da sala dos professores, da biblioteca e dos espaços comuns, nomeadamente recreios. A equipa estava identificada com colete e crachás do Eco Escolas e da Brigada Verdão, para facilmente serem reconhecidos na escola. Esta Brigada também monitoriza as lâmpadas, materiais elétricos e eletrónicos ligados em todos os espaços da escola, estando constituída a Brigada Eletrão. As monitorizações foram feitas várias vezes por mês conforme registado nas grelhas em anexo.
A equipa teve e tem a função de verificar se os lixos estão devidamente colocados nos Ecopontos e, fazer sensibilização aos professores e a todos os alunos para a correta separação dos lixos. Inicialmente foi elaborado um cartaz explicativo do projeto e colocado na escola, para dar a conhecer à comunidade educativa, o que era a Brigada Verdão. Todos os meses eram elaborados cartazes com os resultados das monitorizações e estes eram afixados para serem divulgados. Estes cartazes contemplavam ilustrações e frases a apelar à proteção do ambiente e à mudança de atitudes dos alunos.
Verificou-se que inicialmente não havia muito cuidado na colocação dos lixos, por isso os alunos anotavam as salas onde ocorriam mais falhas, davam a conhecer ao coordenador da escola e era preparada uma ação de esclarecimento para a mesma turma ou, só uma breve explicação aos mesmos. Nos recreios a Brigada Verdão acompanhava os alunos mais novos e esclarecia-os sobre como colocar os lixos.
A Brigada fez várias ações de recolha de lixo em todo o recreio e na comunidade fora da escola. Foram entregues panfletos de sensibilização à população.
Por fim foi feita um tratamento destes dados das monitorizações, na disciplina de matemática e construídos gráficos. Inicialmente os gráficos foram feitos à mão e posteriormente na aula de TIC, construídos coletivamente em suporte informático. Foi feita uma média mensal das monitorizações.
Após a sua análise verificou-se que houve uma forte evolução e cuidado na colocação dos lixos nas salas de aula, na biblioteca e na sala de professores. Ao nível dos espaços comuns houve evolução nos ecopontos dos corredores, mas não se sentiu esta evolução nos recreios. Os alunos relataram que os colegas só colocavam bem os lixos quando a Brigada estava presente.
Este projeto também teve impacto na separação de lixos em casa, pois foram feitas auditorias ambientais no início do ano e no final do 2º período, com resultados diferentes. Os alunos relatam que sensibilizam os pais para a separação seletiva e que os pais têm aderido com satisfação.
No culminar deste trabalho foi elaborado o cartaz resumo de todos os dados recolhidos, durante o ano letivo e com a seleção de ilustrações dos alunos.
Considerámos o projeto muito pertinente ao nível pedagógico, quer pelos trabalhos elaborados, como pela responsabilização dos alunos para os problemas ambientais, nomeadamente a separação correta dos resíduos.