Escola EB 2,3 Pêro Vaz de Caminha (Porto)
Fotografias do trabalho realizado:
Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:
Memória descritiva:
O desafio da Brigada Verdão foi divulgada na escola após a primeira reunião do Conselho Eco-Escolas, tendo ficado os delegados ambientais (1/2 representantes de cada turma da escola) responsáveis por este desafio. Estes alunos com o apoio das coordenadoras delinearam a metodologia de trabalho, tendo ficado decidido que a monitorização seria realizada nos espaços exteriores durante o 2º e 3º período com a colaboração do assistente operacional que vai parte do conselho ecoescolas.
Numa primeira fase foram repostos alguns ecobags nas salas e ecopontos no exterior quando em falta e também elaborados cartazes/sinaléticas sobre o uso adequado dos vários tipos de resíduos, bem como a importância da separação do lixo.
Assim todas as salas da nossa escola e nos espaços exteriores ficaram apetrechados com um caixote/contentos para a recolha indiferenciada, um ecoponto azul para a recolha do papel e ecopontos amarelos para recolha de plástico e metal estes últimos são resíduos produzidos pelos alunos em maior quantidade durante os intervalos
Na monitorização o grupo de alunos passava por os ecopontos amarelos e caixotes indiferenciados existentes no exterior da escola e devidamente equipados (luvas e coletes) verificavam se o lixo tinha sido corretamente separado, recolhendo o que estava indevidamente separado e colocando-o nos locais corretos.
No final foi pedido aos alunos para realizarem um cartaz com algum do material recolhido e com mensagem de sensibilização.