Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola Básica Artur Patrocínio (Mafra)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
A atividade “Geração Verdão” foi enquadrada, na Nossa Escola, no projeto do Agrupamento “Escola Azul”, daí ter sido denominada por “Brigada Azul”. Primeiramente, as turmas em sala de aula, visualizaram os materiais interativos da plataforma Geração Verdão. Foi decidido que a equipa da monitorização de resíduos seria constituída por todos os alunos da Escola, com rotatividade de turmas. Funcionou diariamente, com grupos de três alunos e um adulto. Cada turma, atuou por semana, usou uma tabela de registos, organizada em sala de aula.
Os objetivos foram a monitorização dos Ecopontos das salas de aula, da sala dos professores, da biblioteca e dos espaços comuns, nomeadamente recreios. A equipa estava identificada com colete Eco Escolas e o identificador da “Brigada Azul” decorada pelos alunos
A equipa teve e tem a função de verificar se os lixos estavam devidamente colocados nos Ecopontos e, fazer a recolha destes para os transpor para o Ecoponto de maior dimensão que se encontra no exterior da Escola, junto ao portão.
Inicialmente, foi planificado, pelo grupo de alunos do terceiro e quartos anos, um cartaz para a correta separação dos lixos, para uma divulgação explicita foi afixado no átrio da Escola. Foram também contempladas frases a apelar à proteção do ambiente e à mudança de atitudes de todos.
Verificou-se que passou a haver maior cuidado na colocação dos lixos, por isso, os alunos anotavam as salas onde ocorriam mais falhas, davam a conhecer ao coordenador do projeto e era preparada uma ação de esclarecimento para a mesma turma ou, só uma breve explicação aos mesmos. Nos recreios a Brigada Azul acompanhava os alunos mais novos e esclarecia-os sobre como colocar os lixos.
A Brigada fez várias ações de recolha de lixo em todo o recreio, tendo havido também uma campanha de recolha de resíduos na fora da escola. Os alunos relataram nas salas de aula que sensibilizam os pais para a separação seletiva e que os pais têm aderido.
Considerámos o projeto muito pertinente ao nível pedagógico, como pela responsabilização dos alunos para os problemas ambientais, nomeadamente a separação correta dos resíduos. Uma dinâmica já implementada, há vários anos, na nossa Escola e que é muito pertinente a sua continuidade, para que estas ações façam parte da rotina de todos nós.