Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Os alunos da turma C do 6º ano foram desafiados a desenvolver um conjunto de ações que promovam o desenvolvimento da economia circular e particular para o aumento da separação para reciclagem, através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar em estreita cooperação com a DT, também docente de CD.
Assim, o projeto eco, além de organizar / planificar, desafiou a DT da turma para a consecução desta atividade. Esta consistiu na criação de uma Brigada Papelão, constituída pelos alunos da turma em colaboração com a DT. A Brigada monitorizou os resíduos na sala de aula (24), reprografia, Biblioteca, Sala de DTs e Direção, pelo menos uma vez por semana, verificando a correta separação destes na comunidade escolar. Para além da elaboração / decoração e redistribuição dos recipientes de recolha, a turma elaborou uma grelha de monitorização e sensibilizou toda a comunidade escolar para a importância desta prática.
Os alunos participaram ainda em algumas atividades no âmbito desta temática:
- Tour Liga do Ambiente”, que integrou a estratégia de políticas públicas municipais para o ambiente do Município de Beja, num contexto com questões ambientais, como são exemplo: “O Valor da Água”, as “Alterações climáticas”, a "Economia Circular", a “Mobilidade Sustentável”, a “Gestão de Resíduos” a “Eficácia Energética”.
- Atelier de reciclagem- comemoração da semana da sustentabilidade (Dia da floresta e Dia da água)
- Ação de formação “ Reciclar” promovida pelo Ponto Verde.
Os pontos fortes desta ação foram:
- forte integração curricular
- estimular e desenvolver nos alunos a proteção para o meio ambiente
- trabalho de continuidade
- contribuir para melhorar o ambiente escolar e até da cidade
- Trabalho colaborativo com outras entidades