Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Colégio Academia de Ensino Particular (Valongo)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Durante os meses de março, abril e maio, a Brigada Verdão do Colégio AEP, constituída pelos alunos das turmas do 3.º e 4.º anos, foi responsável por monitorizar a separação dos resíduos dos ecopontos localizados no recreio interior.
Durante este período, a Brigada Verdão (BV), realizou 10 monitorizações, sendo cinco relativas ao ecoponto amarelo e outras cinco ao ecoponto azul. A primeira monitorização aconteceu no dia da constituição da BV, dia 10 de março, e os resultados foram preocupantes: A BV encontrou várias pacotes e embalagens de plástico no ecoponto azul e papéis e cascas de banana no ecoponto amarelo. Assim, a BV, para além de ter realizado a separação dos resíduos, criou dois cartazes informativos para colocar junto dos ecopontos, no sentido de sensibilizar a comunidade educativa para uma correta separação dos resíduos.
Nos períodos de intervalo, a BV andou junto dos alunos mais novos do 1.º Ciclo para ajudá-los a escolher o ecoponto correto na hora de reciclar e fez várias ações de recolha de lixo. De acordo com as monitorizações realizadas pelos alunos da BV e de acordo com o feedback fornecido, as professoras titulares de turma, em articulação com a BV, divulgaram alguns vídeos sobre a reciclagem junto das suas turmas.
Por fim, após todas as monitorizações, os alunos da BV construíram um cartaz com os resultados obtidos na plataforma online Canva.