Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
O desafio da Geração Verdão foi divulgado na escola após a primeira reunião de Conselho Eco-Escolas. Imediatamente a turma D do 5ºAno, formada por vinte alunos, com idades compreendidas entre 10 e 12 anos, se interessou e abraçou este desafio. Iniciaram as primeiras tarefas em janeiro, em reuniões semanais com a diretora de turma, de modo a organizarem e estruturarem o trabalho a desenvolver. Um grupo de quatro alunos elaborou uma tabela em Word para a recolha dos dados nos três blocos de aulas da escola. Esta tabela contemplou todas as salas de aula por bloco, e considerou duas variáveis: quantidade de lixo por sala nos ecopontos (caixote de papel/cartão e caixote de lixo comum) e a adequação da separação do mesmo. A fim de ser mais funcional, considerou-se benéfico criar uma nomenclatura para designar quer a quantidade de lixo, quer a adequação da separação verificada (p.e. Pouco Lixo (PL) e Alguma Separação (AS). Todos os meses, de janeiro a maio, uma equipa rotativa de quatro alunos da turma, verificou as salas de aulas nos três blocos, fazendo o respetivo registo. No final, foi elaborada uma grelha em Excel, onde todos os registos efetuados foram transportados. Durante a realização deste trabalho foram repostos alguns caixotes nas salas quando em falta, e também elaborados cartazes/sinaléticas sobre o uso adequado dos vários tipos de resíduos, bem como a importância da separação do lixo. Foi um desafio sempre bem aceite por aqueles que o monitorizaram, mas também por aqueles alunos que estando em aula respeitaram o trabalho dos colegas. A elaboração do cartaz foi também concebida em sala de aula, escutando opiniões diversas sobre como o construir. Após terem toda informação necessária, fotografias e mensagens a colocar no cartaz, os alunos da Brigada Geração Verdão pediram ajuda a outros colegas mais velhos, do 9ºano, que os apoiassem na elaboração do cartaz, ou seja, na melhor escolha da ferramenta digital. Optaram por elaborar um cartaz, tamanho A2, onde colocaram tudo o que tinha definido.