Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Esta proposta de atividade desenrolou-se com alguns alunos do 1.º CEB e iniciou-se quando as restantes brigadas do Eco-Escolas começaram a funcionar, em fevereiro. Quando se fez o lançamento das brigadas, reunimos todas as crianças, em conselho do 1.º CEB. Foi explicado que esta brigada estaria aliada há brigada dos espaços interiores comuns, como as salas de aulas, corredores e casas de banho. Logo as pessoas da brigada dos espaços interiores comuns estariam também encarregues da brigada verdão, supervisionando os caixotes de uma forma mais pormenorizada. Optou-se por fazer a monitorização dos caixotes de forma quinzenal, de forma a termos mais controlo e de forma a termos mais resultados.
A monitorização dos caixotes ocorreu entre os dias 6 de fevereiro e 8 de maio, onde os responsáveis foram de forma alternada alunos dos 4 anos de escolaridade do 1.º CEB. Nos corredores e salas de aula apenas existem três tipos de caixotes, o embalão, o papelão e o indiferenciado, pois o vidrão não é utilizado, porque não se usam materiais de vidro naqueles espaços.
Foi então criada uma ficha de monitorização dos caixotes e em conversa com as crianças foram criados 3 critérios: correta separação, separação parcial e incorreta separação. A correta separação seria cada caixote apenas tivesse materiais/objetos que lhe pertencessem, a separação parcial seria quando cada caixote tivesse no seu interior 4 a 5 elementos indevidos e a incorreta separação seria quando cada caixote tivesse mais que 5 objetos indesejados.
Com os critérios criados, foi então construída a tabela de monitorização com as salas de aula, com três tipos de caixotes, com as datas e com os critérios. Foi também criado um sistema de código para ajudar as crianças com mais dificuldade na leitura. Cada caixote correspondia a cor que cada caixote é caracterizado, ou seja, o papelão correspondia a cor azul, o embalão a cor amarela e o indiferenciado a cor preta/cinzenta. Foi também criado um sistema de cores para os critérios, correta separação a verde, separação parcial a amarelo e incorreta separação a vermelho.
No final, com toda a tabela preenchida, os alunos do 4.º ano, em articulação com a temática de Organização e Tratamento de Dados da área de conteúdo de Matemática e com as TIC’S, organizaram e trataram os dados, construindo um gráfico com toda a informação recolhida. Foi importante articular esta temática dos resíduos à Matemática e às TIC’S, pois assim as crianças percebem que é possível haver uma articulação entre diferente temáticas e que é possível recorrer às tecnologias para criar aprendizagens ativas, participativas e úteis para o futuro.