Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Escola EB1 de S. Caetano Nº 2 e JI de S. Caetano (Gondomar)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Título do Jogo:
Jogo do Galo

Imagem do Jogo:

Em Reunião de Pais foi realizada a motivação especifica para o Projeto, onde vários elementos começaram de imediato a elaborar o plano para a sua concretização. O entusiasmo e a envolvência foi desde o início bem sucedida.

Fases de elaboração do jogo:

Elementos de famílias e crianças uniram participação ativa e construíram o Jogo do Galo, rentabilizando resíduos em recursos educativos.

Detalhes do jogo:

Na construção foi possível explorar novas técnicas, construir e observar as criações com compreensão de ação/produção.

Dinamização do jogo em família:

Jogo do Galo com slogans ecológicos que anda de casa em casa das famílias e é alicerce para várias explorações e rentabilizações de conteúdos de educação ambiental.

Memória descritiva:
Este Projeto teve a principal motivação numa dinâmica de Reunião de Pais, começando de imediato a interação com o trabalho de sala, no enquadramento do Projeto já em ação AMAR - Ativar no Mundo Ações R, desde o início do ano. Um grupo de Pais envolveu-se e numa participação ativa concretizou o trabalho com as crianças. A elaboração correspondeu à responsabilidade de vários grupos de trabalho, tendo como base um plano de ação comum, onde forma distribuídas diferentes tarefas. Elaboraram várias pesquisas e atentos à sustentabilidade Ambiental compilaram conhecimentos essenciais num Jogo do Galo enriquecido com slogans ecológicos.
O Jogo está a percorrer as casas das famílias ganhando vida com o seu propósito maior: Contribuir para a sensibilização de comportamentos adequados à preservação ambiental.
Autores: Quatro famílias da EB/JI S Caetano 2 e seus educandos em educação cooperada com a instituição escolar.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Frase Chave:
RESÍDUOS BEM SEPARADOS CIDADÃOS BEM FORMADOS.