Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Título do Jogo:
Bowling das emoções

Imagem do Jogo:

Este jogo é denominado de Bowling e foi executado a partir de vários ideias dos alunos.

Fases de elaboração do jogo:

Os alunos do 3º ano estão a montar as carinhas, com as várias emoções, nas garrafas de água.

Detalhes do jogo:

Nesta foto, são visíveis a utilização dos vários resíduos na confeção do jogo, como sejam as garrafas de água e os restos de papel de várias cores.

Dinamização do jogo em família:

O dia da Família, 15 de maio, é celebrado na nossa escola desde sempre. Aproveitando esta efeméride, decidimos recriar vários jogos entre pais e filhos e o Bowling fez parte desta gincana lúdica.

Memória descritiva:
A partir de várias sugestões dos alunos, de possíveis jogos feitos com embalagens o Bowling foi o eleito. Os alunos do 3º ano fizeram um croqui e depois uma recolha dos materiais nos estabelecimentos em redor.
Para este jogo utilizamos as garrafas de água, restos de papel de várias cores, cartolinas, cores e tesoura.
Convém realçar que cada cor que está no interior da garrafa corresponde à uma emoção, ou seja, é um Bowling emotivo. O "enchimento do miolo" de cada garrafa foi feito pelos alunos do pré-escolar.
O jogo foi dinamizado no dia 15 de maio, dia da Família em que jogaram pais e filhos. Pois, na nossa escola esse dia é celebrado com muita emoção e partilha.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
A reciclagem é a transformação e quando se transforma é mágico. Faça magia, recicle.