Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Instituto Educativo do Juncal (Porto de Mós)

Escalão: Escalão 2: Escolas do 2º e 3º Ciclo

Título do Jogo:
ConquistaMós

Imagem do Jogo:

Jogo ConquistaMós - apresentação na escola; componentes em plástico reciclado; saca para guardar o jogo elaborada com resto de tecidos.

Fases de elaboração do jogo:

Reciclagem de tampas e embalagens na FABLAB em Porto de Mós, para a elaboração das bases dos jogos ConquistaMós.

Detalhes do jogo:

Base do Jogo ConquistaMós - a base funciona como puzzle das freguesias do Concelho e também como base do jogo de tabuleiro; a base é elaborada com plástico reciclado pelos alunos.

Dinamização do jogo em família:

Jogo a ser jogado em grupo...quem é o primeiro a conquistar Porto de Mós e o seu Castelo neste tabuleiro de plástico reciclado?

Memória descritiva:
O projeto ConquistaMós foi desenvolvido com muito entusiasmo e dedicação pelos alunos do IEJ, um projeto de DAC, feito pelos alunos do 9.ºano ao longo do ano. Este é um projeto que define a nossa escola e nosso projeto educativo, com alunos-cidadãos criativos, ecológicos e conhecedores do seu concelho. O projeto desenvolveu-se ao longo do ano letivo, com as seguintes etapas:
1.ªetapa: reunião de turma com o objetivo de constituir um projeto transdisciplinar, que fosse lúdico, que instruísse e desse a conhecer o concelho às famílias e ao mesmo tempo fosse ecológico;
2.ªetapa: recolha e preparação de matéria prima para o projeto: recolha de embalagens para reciclagem de acordo com a instruções da FABLAB;
3.ªetapa: triagem de acordo com tipologia e cor de plásticos;
4.ªetapa: reciclagem de plásticos que envolveu a trituração a fusão e a moldagem; após moldagem os vários componentes foram cortados e montados, alguns componentes foram ainda realizados com recurso a impressora 3D; esta etapa decorreu no parceiro deste projeto FABLAB;
5.ªetapa: elaboração de uma saca para guardar o jogo, em pano, com recurso a desperdício de tecido;
6.ªetapa: montagem de todos os componentes e definição das regras; elaboração de um site com toda a informação necessária (créditos iniciais; objetivos; preparação; ações; regras; final do jogo; pontuação e créditos finais);
7.ªetapa: apresentação do projeto à comunidade e em exposição no átrio da escola; jogo disponível para emprestar às famílias.
Resumo do Jogo: O jogo foi inspirado no Concelho de Porto de Mós e nas suas personagens históricas. Tem por objetivo conquistar as várias freguesias do concelho através de uma das personagens (ex: D. Dinis) e por fim o castelo da vila, utilizando as Mós. À medida que os jogadores jogam vão conhecendo o território pois o jogo funciona também como puzzle. O tabuleiro de base, os dados e algumas outras peças foram feitas em plástico reciclado. A ideia seria dar continuidade a este projeto, incentivando os alunos a separar os resíduos plásticos para reciclagem e assim fazer mais jogos para oferecer às escola do município.
site: https://sites.google.com/d/1yKtxeImiOyjF0gXOFYypJUrKX_CnOWUY/p/1kdoLEiGzAqEZFc5ebTnDW5gKTCZ2MQIc/edit

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Com o ConquistaMós conquistamos o Ambiente e Porto de Mós! Com as embalagens no Ecoponto Amarelo conseguiremos conquistar Porto de Mós.