Grande Colégio Universal (Porto)
Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Título do Jogo:
FORMA PALAVRAS
Imagem do Jogo:
Fases de elaboração do jogo:
Detalhes do jogo:
Dinamização do jogo em família:
Memória descritiva:
Autoria | Maria Cândida Monteiro
Começamos por escolher 9 palavras com duas sílabas e imprimimo-las. Depois, recortamos
retângulos de cartão para as palavras e revestimo-los com o papel espuma colorido, cortamos
as palavras e colamos nos referidos retângulos. Cada sílaba foi colada no topo de cada tampa;
para tal, cortámos círculos com a sílaba bem centrada e depois colámos uma sílaba por
tampinha.
Para a construção do tabuleiro, começamos por cortar um retângulo com 32x22 cm de cartão
resistente e espessurado, marcamos limites e centrámos os dois CD’s deixando uma margem
de 3,5 cm das laterais e 3 cm do limite inferior do cartão. Após feita a marcação, executamos
os rasgos para posteriormente montar os botões magnéticos. A seguir revestimos o cartão
com papel espuma em todo o cartão e nos seus extremos e fizemos uma moldura com papel
espuma de outra cor, para embelezar o tabuleiro de jogo. Em seguida, aplicamos os botões
magnéticos utilizando os rasgos previamente executados e depois colocamos os 2 CD’s
centrados nos 2 botões magnéticos e ensaiamos se rodavam facilmente. Imprimimos um
retângulo com o nome do jogo e colamo-lo centrado na parte superior do tabuleiro.
No próximo passo, colamos as tampinhas com as sílabas nos CD’sa: no CD à direita as primeiras
sílabas e no outro as segundas, montadas de forma a que quando se juntassem no centro
formassem a palavra correspondente.
REGRAS DO JOGO
Este jogo pode ser jogado por 2 a 4 pessoas.
Primeiro viramos todas 9 peças com as palavras de modo a ocultá-las e tiramos uma à sorte.
Para decidir quem joga primeiro, cada jogador lança o dado e a quem sair o número mais
elevado é o primeiro a jogar e os seguintes respeitarão o sentido do ponteiro dos relógios.
O objetivo é rodar os discos até termos as sílabas da palavra alinhadas no centro de modo a
formarmos a respetiva palavra. Para isso lançamos os dados e o número que sair corresponde
ao número de movimentos que podemos fazer em qualquer um dos discos. Assim que
consigamos alinhar uma das sílabas no disco selecionado e se ainda sobrarem movimentos,
podemos girar o outro disco para posicionar a sílaba correta. Se ficarmos sem movimentos
passa a ser a vez de outro jogador lançar os dados e tentar formar a palavra.
Quem formar a palavra primeiro fica com a peça da palavra e de seguida pode tirar uma nova
peça para se recomeçar a formação de outra palavra.
O jogo termina quando já não existirem mais palavras para sortear e ganha que tiver
conseguido juntar mais peças de palavras.
Frase que apele à correta separação dos resíduos:
“Separa os resíduos e junta as famílias”.