Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 2: Escolas do 2º e 3º Ciclo

Título do Jogo:
Jogo do Galo

Imagem do Jogo:

Jogo do Galo

Fases de elaboração do jogo:

Fase de elaboração

Detalhes do jogo:

Evidência da reutilzaçõ das caricas

Dinamização do jogo em família:

Família a Jogar

Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA – Desafio “ O Jogo da Família”
Este desafio foi uma proposta lançada à turma B do quinto ano (fevereiro de 2023), pela Professora Manuela Reis, que orientou os alunos nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e de Oficina de Artes, tendo por alicerce o tema aglutinador “FAMÍLIA”. Os alunos começaram por escolher um jogo que incentivasse toda a Família a jogar. Entre as diversas sugestões, foi selecionado o JOGO do GALO. A docente formou grupos de trabalho, tendo cada um deles delineador a sua proposta, de acordo com as orientações previamente fornecidas (recurso a materiais reutilizáveis e ser um jogo amovível, para assim poder ser transportado para casa de cada uma das Famílias). O grupo vencedor propôs que as peças do jogo estivessem dentro de um saco e no próprio saco se desenhasse a estrutura do jogo.
Depois da fase de estudo da melhor proposta, a turma passou à execução. E assim foi, com um pedaço de serapilheira aproveitado de um saco de batatas, recortou-se um retângulo, o qual foi dobrado em três partes, na forma de envelope, sendo a sua união feita com ponto bordado a toda a volta, com recurso a fios retirados da própria sarapilheira. Para o fecho do saco foram utilizadas duas pérolas que se retiradas de um colar que se tinha quebrado. Na parte de trás do saco pintou-se, com a caneta de quadro da escola, a estrutura base do jogo do galo, com 4 linhas perpendiculares e na parte da frente, escreveu-se o nome do jogo, “Jogo do Galo”. Os “peões” são caricas do leite Ucal, revestidas por fora com papel autocolante que sobrou de um revestimento de um painel da sala dos Professores e por dentro, com restinhos de papel cavalinho onde os alunos desenharam O e X em cada cinco peças, para completar as dez peças do jogo.
Finalizado o jogo, foi sorteada a ordem com que os alunos levariam o jogo para casa para jogar com a Família.
Salienta-se o entusiasmo, o empenho e a dedicação da generalidade alunos na concretização deste desafio, apresentando ideias imaginativas e originais, tendo por base as aprendizagens adquiridas e a orientação da Professora Manuela Reis.
A execução deste desafio foi importante para a sensibilização da comunidade escolar relativamente ao envolvimento das Famílias na vida escolar dos seus Educandos e à reutilização de materiais com criatividade.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Em família vamos trabalhar, toca a reciclar!