Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)

Escalão: Escalão 2: Escolas do 2º e 3º Ciclo

Título do Jogo:
Jogo da Memória - Reservas Naturais

Imagem do Jogo:

Foto do Jogo da Memória - Reservas Naturais (Trabalho individual, realizado na aula de Cidadania e Desenvolvimento, por uma aluna da turma E do 6.º ano de escolaridade).

Fases de elaboração do jogo:

Fases de elaboração do Jogo - Pesquisa na internet, que ampliou os conhecimentos anteriormente adquiridos. Estabelecer das regras do jogo a cumprir. Reutilização e reciclagem de materiais (tampinhas de plástico e numa parte de folha de cartolina).

Detalhes do jogo:

Pormenores do Jogo - Tampinhas de Plástico, com imagens das diversas Reservas Naturais de Portugal.

Dinamização do jogo em família:

Dinamização do Jogo - Com os colegas da escola, foi possível testar a viabilidade do jogo para, posteriormente, ser implementado em casa com a família.

Memória descritiva:
Interveniente: Aluna da turma E do 6.º ano de escolaridade
Coordenação deste Projeto: Docente de Cidadania e Desenvolvimento em colaboração com as docentes do Programa Eco-Escolas.
Metodologia/Envolvimento dos alunos:
O trabalho selecionado foi elaborado nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, cumprindo o Domínio da Educação Ambiental, dentro do objetivo relacionado com o Bem-estar animal e que apela à preservação da Biodiversidade (espécies animais).
A aluna revela aptidão pela disciplina de Ciências Naturais e, como tal, a opção pelo tema recaiu nas Reservas Naturais de Portugal que, no seu entender, têm muita importância e que é algo que muitas pessoas desconhecem.
Foi necessária pesquisa na internet, que ampliou os conhecimentos anteriormente adquiridos em Ciências Naturais e permitiu o estabelecer das regras do jogo a cumprir.
Tendo em consideração que o desenvolvimento deste trabalho implicava a reutilização e reciclagem de materiais, a seleção recaiu em tampinhas de plástico e numa parte de folha de cartolina sobrante de trabalhos anteriores.
Ao longo da elaboração do trabalho individual, a aluna demonstrou sempre bastante empenho, envolvimento e responsabilidade solicitando, por vezes, a opinião e aprovação da professora. Para além de ter ampliado o seu conhecimento sobre a natureza, num ambiente divertido, também foi uma oportunidade de se envolver na execução de trabalho manual de uma forma única. A atividade proporcionou uma experiência enriquecedora, estimulou a criatividade, o interesse pelo meio ambiente e reforçou a importância de atividades que complementam o processo de ensino e aprendizagem, interagindo com a família.
Técnicas: desenho, recorte, colagem e reciclagem.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Não sejas um tonto, deita o lixo no ecoponto!