Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Escola EB1 das Acácias (Benavente)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Título do Jogo:
Jogo (damas) da Família

Imagem do Jogo:

O jogo de damas realizado pelo 2ºC2.

Fases de elaboração do jogo:

Alunos a pintar a malha do tabuleiro do Jogo.

Detalhes do jogo:

O jogo foi construido com caixas de cartão ( de bolo e pizza)  e tampas de garrafa de iogurte.

Dinamização do jogo em família:

A caixa para transportar o jogo para casa dos alunos.

Memória descritiva:
A turma do 2ºC2 da Escola de Acácias tem 21 alunos. Nesta turma é já uma prática comum reutilizar os resíduos (caixas, tampas, frascos, pacotes...) para realizar trabalhos de expressão artística, atividades experimentais e outras.
Foi proposto, à turma, o desafio de construir um jogo com materiais recicláveis para jogar no Dia Internacional da Família . Este desafio foi aceite com entusiasmo e surgiram várias ideias. Foi escolhido o jogo de damas, contruído com caixas de cartão e tampas de garrafa de iogurte.
A metodologia de trabalho foi dividir turma em grupos e distribuir tarefas:
O Grupo 1, ficou encarregue de fazer a lista de material e de recolher o material.
O Grupo 2, fez uma pesquisa sobre o jogo das damas (regras).
O Grupo 3, ficou encarregue do desenho da malha e da pintura (tabuleiro do Jogo)
O Grupo 4, ficou encarregue da elaboração da caixa do Jogo.
Após o Dia Internacional da família e até 31 de maio, o "Jogo da família" será levado pelos alunos para ser jogado em família com o objetivo de promover bons momentos familiares e também de sensibilizar para a reutilização criativa dos resíduos que temos à mão.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Usa a tua imaginação e dá nova vida aos resíduos que tens à mão!