Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Título do Jogo:
RALLY CARICAS

Imagem do Jogo:

Rally caricas (jogo que pretende homenagear a passagem do rali de Portugal por Arganil)

Fases de elaboração do jogo:

Alunos na construção do jogo na sala do aluno.

Detalhes do jogo:

Materiais utilizados na construção do jogo «Rally caricas».

Dinamização do jogo em família:

Pais a jogarem o «Rally caricas» com os filhos.

Memória descritiva:
Nome e idade do (s) aluno(s):
Dos 7 aos 9 anos.
Descrição dos materiais utilizados na construção do Upcycling |jogo da família
• Caixas do leite escolar
• Caricas das garrafas de sumos
• Corda sisal
• Palhinhas dos pacotes do leite
• Desperdícios de placas de cartão Pluma
• Desperdícios de plásticos
• Cola quente
Construção
O processo de construção do “Jogo da família”, ao qual demos o nome «Rally Caricas» teve por objetivo não só corresponder ao desafio lançado mas também transportar para o presente as /brincadeiras com caricas das memórias de infância dos nossos familiares, mais velhos, adaptando-as a um evento não só local como nacional (Rally de Portugal) que na nossa terra se leva a sério sem nunca descurar a preservação do ambiente através de diversas ações como a colocação de ecopontos na serra e criação de grupos de limpeza da serra do Açor no final do mesmo.
A elaboração do rally caricas foi realizada por algumas crianças da escola, que nos seus intervalos frequentam o Clube Girassol da mesma e o contributo de suas famílias. Teve 3 fase que culminaram com a apresentação do jogo na comunidade escolar no Dia Internacional da Família com a participação das turmas do 2º ano A e B.
1ª Fase:
Recolha de testemunhos familiares sobre brincadeiras e jogos da sua infância, por forma a descobrir algumas brincadeiras e jogos menos conhecidos por nós no presente e ligados ás tradições locais ou dos pais..
2ª Fase:
Recolha dos resíduos de embalagens, neste caso as bases de cartão do nosso leite escolar, desperdícios resultantes de outros trabalhos na escola e corda sisal.
3ª Fase:
Construção do jogo. Com recurso a tesouras procedemos ao recorte das embalagens e montagem de um percurso em cartão, como representação de uma estrada de terra batida, e, após sua colagem com cola quente, foi colada nas margens corda sisal em representação das serras que fazem parte da nossa Serra do Açor. Para criação da sinalética ao longo do percurso e bandeirolas utilizamos desperdícios de plásticos e placas de cartão pluma onde é possível ler palavras como por exemplo: ambiente; família; serra do Açor; amigos; diversão; alegria; tradição; cultura; ECO;…
Apresentação do Rally Caricas
No final deste processo e ainda no rescaldo do Rally de Portugal no concelho e em todo o pais, fizemos a apresentação e a explicação do jogo «Rally Caricas» no dia internacional da família a todos os alunos da nossa escola e tivemos como participantes (em família) alguns pais e avós.
A nossa frase:
Separar o lixo não é trabalhão, é ser piloto verde e não andar em contramão.
Volte sempre.!
Aqui é feliz.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Separar o lixo não é trabalhão, é ser piloto verde e não andar em contramão.