Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Título do Jogo:
Jogos de matemática

Imagem do Jogo:

Fases de elaboração do jogo:

Detalhes do jogo:

Dinamização do jogo em família:

Memória descritiva:
emória Descritiva - Jogo de Caixas de Vinho Reutilizadas
Autores:
O jogo de caixas de vinho reutilizadas foi concebido e construído pelos alunos do 3º ano da escola [nome da escola]. Os alunos participaram ativamente em todas as etapas do processo de construção, desde a seleção e preparação dos materiais até a finalização do jogo.
Preparação e Realização:
Seleção das Caixas de Vinho: Inicialmente, foram coletadas caixas de vinho de madeira usadas de diferentes tamanhos e formatos. Os alunos se envolveram no processo de seleção, escolhendo caixas em boas condições, com dimensões adequadas para o jogo que desejavam criar.
Preparação das Caixas: As caixas de vinho foram cuidadosamente limpas e lixadas para remover qualquer sujeira ou resíduo. Os alunos trabalharam em equipe, utilizando lixas de mão e lixadeiras elétricas para deixar as caixas com uma superfície lisa e segura.
Decalque dos Jogos Matemáticos: Após a preparação das caixas, os alunos selecionaram vários jogos matemáticos que poderiam ser jogados por cada família em sua casa. Esses jogos foram escolhidos com base no currículo do 3º ano e adaptados para serem jogados com as caixas de vinho. Os alunos usaram moldes ou desenharam diretamente nas caixas, criando os tabuleiros e demais elementos necessários para cada jogo.
Criação das Peças com Tampas de Plástico: Para as peças dos jogos, os alunos coletaram tampas de plástico de vários tipos de embalagens, como garrafas de água, refrigerante e potes de iogurte. Eles classificaram as tampas por cores e formas, selecionando as mais adequadas para cada jogo. Em seguida, decoraram as tampas com adesivos ou marcadores permanentes, atribuindo a elas funções específicas no jogo.
Finalização do Jogo: Após a conclusão da preparação das caixas e das peças, os alunos montaram os jogos dentro das caixas de vinho. Eles organizaram os tabuleiros, distribuíram as peças e adicionaram instruções claras para cada jogo. Cada caixa foi então fechada com cuidado, garantindo que o jogo estivesse pronto para ser transportado e utilizado por cada família em sua casa.
Conclusão:
O jogo de caixas de vinho reutilizadas foi um projeto colaborativo e sustentável realizado pelos alunos do 3º ano. Eles demonstraram criatividade ao adaptar jogos matemáticos para as caixas, além de promoverem a reciclagem ao utilizar as tampas de plástico. Essa iniciativa não apenas proporcionou diversão e aprendizado, mas também conscientizou os alunos sobre a importância da reutilização de materiais e cuidados com o meio ambiente.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Faça a diferença: contribua para um mundo mais sustentável e saudável, separando corretamente os resíduos e dando a cada material a oportunidade de ser reciclado e reutilizado.