Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Título do Jogo:
Construção do Jogo do Ludo

Imagem do Jogo:

Imagem do jogo

Fases de elaboração do jogo:

Elaboração do jogo

Detalhes do jogo:

Resíduos utilizados

Dinamização do jogo em família:

Realização do jogo

Memória descritiva:
Após a iniciação ao estudo das unidades de medida de comprimento, os alunos foram desafiados a construir um jogo que pudesse ficar disponível para jogarem no intervalo. Para tal, seria necessário o recurso a técnicas de recorte, colagem, pintura, bem como o manuseio da régua para as medições e traçados necessários. Após uma votação os alunos elegeram o jogo do ludo. O registo fotográfico seguinte mostra algumas das etapas para a construção do jogo, bem como o produto final. Os alunos estiveram sempre muito envolvidos e empenhados e temos a certeza de que este jogo proporcionará diversas horas de diversão.
Objetivos do jogo:
- Participação num projeto coletivo comum;
- Consciencialização para a reutilização de materiais;
- Promover a articulação de diferentes áreas como a Cidadania, a Expressão Plástica e a Matemática;

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Os resíduos vamos reutilizar e com eles novos jogos criar.