Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Escola Básica de Mora (Mora)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Título do Jogo:
A Reciclar também podemos brincar

Imagem do Jogo:

Jogo Reciclar

Fases de elaboração do jogo:

Fases do Jogo Reciclar

Detalhes do jogo:

Embalagens Reutilizadas

Dinamização do jogo em família:

Bolas feitas com meias pelo avô

Memória descritiva:
Título: Frase introdutória - A Reciclar também podemos brincar.
O desafio foi realizado pela Coordenadora do Eco-Escolas: elaborar um jogo com materiais reciclados para ser jogado em família e com os amigos.
Procedeu-se à recolha de garrafas de plástico de diversos tamanhos e ficou decidido fazer um jogo de bowling com as mesmas.
Pediu-se a um senhor sénior (avô) para fazer duas bolas de trapo (com meias velhas) de tamanhos diferentes, as quais serviram para derrubar as garrafas e obter a pontuação.
O trabalho foi elaborado em equipa (Turma M03) – 3.º ano, em momentos escolhidos pelos alunos. Foram retirados os rótulos das garrafas e procedeu-se à lavagem das mesmas. Posteriormente foram pintados números 1, 5, 10 e 15. Dentro das garrafas foram colocadas pequenas pedrinhas recolhidas no pátio da escola, para fazerem algum peso.
O jogo final será apresentado aos pais na Festa final de ano letivo, a qual decorrerá no Jardim Municipal de Mora.
Legenda:
Foto 1 – As garrafas recolhidas.
Foto 2 – As garrafas, já sem os rótulos.
Foto 3 – Recorte dos números para molde.
Foto 4 – As bolas de trapo.
Foto 5 – O trabalho final.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
A Reciclar também podemos Jogar