Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Título do Jogo:
Jogo da memória

Imagem do Jogo:

jogo da memória

Fases de elaboração do jogo:

carimbagem de letras

Detalhes do jogo:

As crianças amarfanharam papel de jornal para colocar dentro do pacote do leite

Dinamização do jogo em família:

em casa de uma das crianças

Memória descritiva:
A execução deste jogo teve por princípio a escolha de materiais que pudessem ser facilmente recolhidos pelas crianças ou pelos encarregados de educação. As crianças foram desafiadas a fazer propostas de materiais possíveis que conseguíssemos arranjar em grande quantidade, para que todos pudessem ficar com um jogo. Quando uma das crianças estava a fazer a contagem do número de pacotes de leite tinham sido bebidos durante o reforço da manhã, referiu que tinham sido muitos pacotes e propôs que poderia ser com pacotes de leite vazios. Considerou-se ser uma boa ideia.
Foram debatidas outras questões: qual o jogo a ser construído; outros materiais a usar; quantos pacotes de leite seriam necessários; se poderia ser pedida ajuda às restantes salas para guardar pacotes de leite. Foram usados 240 pacotes de leite e 3,2kg de jornal.
Procedeu-se, após definição do jogo – jogo da memória -, à elaboração dos desenhos e da escrita do nome de cada imagem. As imagens e a escrita foram feitas em papel A4 reutilizado. Foram, ainda, construídos sacos em restos de tecido para guardar o jogo.
Cada criança desenhou e escreveu o nome de cada imagem. Foram colados na frente e no verso das caixas, mas (atenção!) sem ser na mesma caixa. O resultado é um jogo da memória que, na realidade se
transforma em três versões distintas: 1ª) procurar imagens iguais; 2ª) procurar palavras iguais; 3ª) procurar a imagem e o nome que lhe corresponde (esta versão é a mais complexa, mas é ótima para as crianças mais crescidas). A abertura da asa do saco também tem um significado: tem um olho desenhado porque
este jogo necessita de um olhar atento!
Foi decidido conjugar esta atividade com uma recolha alimentar para ajudar outras famílias, em parceria com a Associação MAIS. A esta campanha demos o título “Um alimento por um jogo”
Este projeto foi promotor de:
- respeito pelo ambiente;;
- uma progressiva tomada de consciência da possibilidade de construir jogos de forma ecológica e respeitadora do ambiente;
- capacitação das crianças para expressarem a sua opinião sobre mudanças necessárias na escola e no mundo que a rodeia;
Na elaboração destes jogos participaram 20 crianças, pertencentes a uma das salas. Recursos usados: - material de desperdício (restos de tecido, pacotes de leite, papel de jornal); - cola; - tesoura; - canetas de feltro; - carimbos de letras; tinta cenográfica.
Técnicas usadas: carimbagem; desenho, colagem.
Procedeu-se -se ao registo fotográfico.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
O melhor jogo é reciclar!