Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Título do Jogo:
Dominó com reutilização de materiais

Imagem do Jogo:

Na foto pode observar-se as crianças  a explorarem individualmente o jogo, fazendo contagens e associações.

Fases de elaboração do jogo:

Numa primeira fase, as crianças a selecionarem as tampinhas por cores e tamanhos.

Detalhes do jogo:

Foto com alguns dos materiais utilizados: cartões dos pacotes de leite e embalagens de café

Dinamização do jogo em família:

As crianças a jogarem em grupo o dominó.

Memória descritiva:
O desafio “Geração Verdão” foi proposto, pela educadora, às crianças que o aceitaram de imediato.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Projeto Eco Escolas, tendo como finalidade sensibilizar, a comunidade educativa para a importância da separação dos resíduos, assim como para a sua reutilização.
Para a elaboração deste desafio, foi solicitada a colaboração dos pais e encarregados de educação na recolha dos materiais, assim como se reutilizaram as embalagens de leite da escola.
Materiais:
- Sacos de café, caixas de cartão (do leite escolar), tampinhas de plástico, palhinhas, colas (líquida/quente) e tesoura.
Fases da elaboração:
- As crianças selecionaram as tampinhas a utilizar, assim como a quantidade e as cores pretendidas.
- Recortaram-se os cartões em peças iguais e revestiram-se os cartões com as embalagens de café.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Para criar, podemos reutilizar.