Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)

Escalão: Escalão 2: Escolas do 2º e 3º Ciclo

Título do Jogo:
Jogo dos discos voadores

Imagem do Jogo:

A caixa do jogo, com a tabela de pontos, os pins e discos voadores.

Fases de elaboração do jogo:

Construção dos discos voadores

Detalhes do jogo:

A construção dos pins coloridos

Dinamização do jogo em família:

Jogar

Memória descritiva:
Os alunos do Centro de apoio à Aprendizagem e que possuem Perturbações do Espetro do Autismo foram desafiados a construírem um “Jogo da Família” com materiais reutilizados, o qual se deu o nome de “O jogo dos discos voadores”.
Deste modo, iniciou-se por recolher alguns caixotes de papel e de seguida cortados em círculos para dar início à formação dos “discos voadores”. Posteriormente recortaram-se caixas de ovos com o intuito de dar peso aos discos. Ambas as estruturas foram seguidamente pintadas de vermelho. Depois de seco, utilizou-se cola quente para os finalizar.
Depois, foi a vez dos pins....para os quais utilizou-se um cartão canelado que se tinha guardado aquando da chegada do mobiliário novo da escola. Inicialmente recortaram-se retângulos e posteriormente foram pintados cada um com uma cor diferente. Após a secagem foram enrolados e colados com cola quente.
Posteriormente, fez-se o placar de pontos com um pedaço de cartão. Cada pin tem uma pontuação diferente.
Por último, construiu-se a caixa para guardar “O jogo dos discos voadores”. Para tal, utilizou-se um pouco de tinta verde e depois de seco acrescentou-se uma imagem do jogo tirado no recreio da escola e uma frase que apela à correta separação dos resíduos.
Este jogo, tal como diz na tampa da caixa, destina-se a um publico entre os 7 e os 100 anos e cada jogador utiliza a totalidade dos discos voadores em cada rodada. No final soma-se a pontuação. Quem tiver mais ganha o jogo.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Se bem separares, menos poluição!