CRIAGENTE (Sintra)
Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Título do Jogo:
Reciclar em Família
Imagem do Jogo:
Fases de elaboração do jogo:
Detalhes do jogo:
Dinamização do jogo em família:
Memória descritiva:
As monitoras lançaram o desafio às crianças das AAAF (Atividades de Animação e Apoio à Família) para participar no Eco-Escolas e escolhemos a Geração Verdão para começar a nossa missão: Reciclar em Família. Por isso mãos à obra.
Começámos por definir a nossa Brigada com 16 crianças da AAAF com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos.
Tivemos a nossa primeira reunião, na qual decidimos como íamos desenvolver o nosso projeto. Escolhemos o jogo, os desafios do jogo, os símbolos associados a cada categoria de desafio, quantas casas teria, os materiais recicláveis a utilizar e a forma como íamos adquiri-los.
Posteriormente, gravámos um vídeo para pedir às nossas famílias materiais recicláveis para a construção do nosso jogo da glória gigante.
Depois fizemos a triagem do material e escolhemos:
- caixas de cartão grandes
- tampas
- garrafas de plástico de embalagens variadas
- caixas de cereais
- caricas
- tampas de garrafas
- plásticos de embalar a fruta
- caixas de cápsulas de café
- rolos de papel higiénico
- latas de leite em pó
- caixas de gelados de cartão
- embalagens de leite
- embalagens de sumo
- copinhos de fruta
Começámos a construir o nosso jogo:
1° Recortámos as caixas de cartão para fazer as peças gigantes e pintámos de azul e laranja – as cores que representam a Criagente - as casas sem desafio; e de azul-escuro, verde, amarelo e vermelho -as cores dos ecopontos- para as casas com categorias de desafios.
2° Atribuímos a cada cor uma categoria de desafio e construímos os mesmos.
Azul- escuro para o desafio dos dados:
Quando as famílias calharem nessa casa, lançam dois dados com fotografias nossas que indicam onde é que colocam os dados entre os seus corpos para o manter em equilíbrio sem deixar cair.
Para isso tirámos fotografias a segurar os dados, pintámos caixas de cápsulas de café e colámos as fotografias com cola branca.
Amarelo para os desafios de desenho
- Quando calhar nessa casa, um dos participantes da família deve escolher aleatoriamente um cartão e desenhar o que está escrito, os restantes participantes da família têm de adivinhar o que o primeiro está a desenhar no máximo num minuto.
Para este desafio, recortámos cartão e pedimos ajuda às crianças mais crescidas, do 4°ano, para escrever o que os participantes desenhariam. Cortámos ainda e forramos forrámos um cartão com papel autocolante transparente para fazer um quadro de desenho apagável.
Verde para as perguntas
- Quando calhar nessa casa, um dos participantes da família deve ler uma pergunta, escolhida aleatoriamente e os restantes participantes da família terão que responder acertadamente à pergunta.
Para este desafio, recortámos retângulos de caixas de cartão para escrever as perguntas e mais uma vez contámos com a ajuda das crianças do 4° ano para escrever as perguntas que nós escolhemos.
Vermelho para os desafios de um minuto
Com a ajuda dos meninos mais crescidos eles escreveram os nossos desafios em retângulos de caixas de cereais que nós cortámos.
Desafios:
1 - Levar 10 palhinhas de um lado ao outro
Em um minuto, devem transportar 10 palhinhas, à vez, da marca amarela à vermelha.
2 - Apanhar os resíduos e colocar nos Ecopontos
Em um minuto, devem levar 10 resíduos, à vez, e colocá-los no ecoponto correto. Para ganhar, os 10 resíduos devem ser colocados nos Ecopontos; e todos deverão estar no Ecoponto correto.
Para este desafio, pintámos duas caixas de cartão, uma azul e uma amarela - porque brincar com o vidro é perigoso -, para fazer os nossos ecopontos para este desafio; e organizamos alguns resíduos para colocar no ecoponto.
3- Equilibrar 10 resíduos em cima de uma toalha
Em um minuto, devem em cima de uma toalha empilhar os 10 resíduos e transportá-los até à meta. Sempre que os mesmos caírem devem regressar ao início.
4 - Adivinhar de olhos vendados o resíduo e em que ecoponto se coloca.
Em um minuto, devem acertar no mínimo 7 resíduos e o Ecoponto correspondente
5- Montar um puzzle
Em um minuto devem montar o puzzle.
Para este desafio, pintámos o símbolo da reciclagem numa folha e colámos no cartão, as monitoras ajudaram-nos a construir as peças de um puzzle, depois recortámos dessa forma.
3° Decidimos embelezar ainda mais o nosso jogo, e pintámos os nossos pés e marcámos nas peças sem desafio.
4º Construímos o nosso dado gigante, utilizando uma caixa de cartão com o tamanho ideal para tal e colámos a tampa. Reforçámos os lados com cola quente para que ele não se desmoronasse. Pintámos as faces com as cores dos ecopontos e colámos também com cola quente círculos com embalagens de sumo, caricas, tampas de garrafa, tampas de latas de leite em pó e rede de embalar as frutas; para identificar os números das faces. Para tornar o jogo mais dinâmica fizemos umas escadas com rolos de papel higiénico para que as famílias tivessem o bónus de avançar mais depressa.
5º Montámos o jogo para ver se estava de acordo com o que tínhamos planeado para verificar se nos faltava algum pormenor e faltou um muito importante: unir as peças para que o jogo ficasse sólido e não voasse quando estivéssemos a jogar coma nossa família; por isso unimos o mesmo com sisal e fita cola.
6º Para as nossas famílias poderem jogar connosco, decorámos 5 garrafas para servir de peões e mobilizarem-se nas casas de jogo.
7º Montámos uma mesa com caixas utilizando caixas de cartão
8º Por fim, tivemos a nossa última reunião para decidir o nome que dávamos ao jogo e escolhemos a frase que reflete todo este trabalho. De seguida cortámos mais uma casa, pintamos de azul e escrevemos a frase na mesma e unimos ao jogo e passou a ser a última casa do tabuleiro.
Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Coloca o plástico e o metal no embalão,
O cartão e o papel no papelão,
O vidro no vidrão
E ajuda a Geração Verdão a continuar esta missão!