Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Casa do Povo de Vialonga (Vila Franca de Xira)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Título do Jogo:
Matraquilhos

Imagem do Jogo:

Os matraquilhos colocaram um sorriso em cada cara!

Fases de elaboração do jogo:

Concentração máxima na utilização de novos instrumentos: compasso e régua.

Detalhes do jogo:

Treinando com os amigos

Dinamização do jogo em família:

Dia do pai animado!

Memória descritiva:
Este projeto dos matraquilhos foi desenvolvido em duas salas de pré escolar de 3 e 5 anos, com algumas variantes, mas com os mesmos objetivos: criar dinâmicas de interação dentro da família, desenvolver capacidades psico motoras (coordenação óculo manual, rapidez de reação, força, motricidade fina...), desenvolver a atenção, concentração, estimular a competição saudável, para atingir um objetivo, promover o diálogo, adquirir conceitos matemáticos (de acordo com a idade).
A educadora dos 5 anos pediu aos pais uma caixa de papelão (sapatos ou similar) e um cabide de arame e reutilizou molas que havia na sala, cedidas pelos pais em outras atividades anteriores, rede das sacas das cebolas e rolhas usadas, a educadora dos 3 anos, pediu a caixa de sapatos, as molas e utilizou paus de espetadas. Enquanto as crianças de 5 anos escolheram e pintaram figuras de jogadores para recortar e colar em cartões, os meninos de 3 anos pintaram as molas de cores diferentes e colaram uma bolinha para fazer as cabeças. os de 5 anos usaram o compasso para fazer o meio campo e a régua para fazer as linhas na cartolina verde, os de 3 anos colaram apenas o campo já impresso e pintaram um desenho para colorir as laterais da caixa. os meninos de 5 anos fizeram a sequência numérica de 1 a 10 para assinalar os golos com a ajuda de pioneses e colaram os cromos em excesso das suas coleções de futebol a decorar a caixa.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Reduza agora, reutilize agora, recicle agora...mude de atitude porque está na hora!