Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Escola Secundária de Emídio Navarro-Viseu (Viseu)

Escalão: Escalão 2: Escolas do 2º e 3º Ciclo

Título do Jogo:
JOGOS DOMINÓ/ENCONTRE O PAR

Imagem do Jogo:

Fases de elaboração do jogo:

Processo de  revestimento de latas de atum com jornal.

Detalhes do jogo:

Colagem de materiais.

Dinamização do jogo em família:

Dinamização dos jogos.

Memória descritiva:
Os jogos de mesa, dominó (no exterior da lata) e encontra o par (no interior da lata) foram criados com o objetivo de promover a reciclagem e reunir a família (avós, pais e netos) à volta da mesa para momentos de aprendizagem e grande animação, principalmente pelo tamanho das peças.
Através do dominó podemos, igualmente, classificar e estabelecer relações em diferentes circunstâncias do contexto educativo. As interações permitem momentos de comunicação e de construção de informações partilhadas.
É unânime entre profissionais de saúde e investigadores, que praticar atividades que estimulem o cérebro geram inúmeros benefícios, pois o jogo desenvolve várias habilidades e garante foco, concentração e desenvolvimento. Nos jogos existem regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e operacionalizações. As circunstâncias de jogo são ponderadas como parte das atividades pedagógicas, exatamente por serem informações que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, e neste sentido devem ser utilizados em sala de aula.
Os jogos foram elaborados pelo Núcleo de estágio do curso de Educação Social e alunos com NEE.
Os materiais utilizados na construção dos jogos foram, à exceção das recargas de cola quente e cola branca, reutilizados. (Latas de atum; Folhas de jornal; Esponja Eva (de várias cores; Fio de crochet; Tampas de garrafa de plástico; Lápis e Tesoura).

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Vamos reciclar, se não pudermos reutilizar!