Geração Verdão | Trabalhos 2023

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Jogo da Família

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) do Porto Santo (Porto Santo)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Título do Jogo:
Borboleta Azul

Imagem do Jogo:

Borboleta Azul colocada no centro da cidade para as famílias puderem tirar uma foto. As três melhores fotos ganham um prémio simbólico do Pingo Doce

Fases de elaboração do jogo:

Primeira etapa: escolher o jogo e desenhá-lo

Detalhes do jogo:

Segunda etapa: escolher o material e começar a sua construção

Dinamização do jogo em família:

Acertar pormenores e colocá-lo no centro da cidade para as famílias participarem

Memória descritiva:
O Jogo Borboleta Azul é um desafio para as famílias tirarem fotografias numa instalação realizada com materiais recicláveis, nomeadamente tampas de garrafas e sacos reutilizáveis do Pingo Doce. A Borboleta estará uma semana na cidade e as três melhores fotografias recebem um prémio simbólico do Pingo Doce. Desta forma queremos alertar a comunidade para a importância de reduzir, reciclar e reutilizar.
A Borboleta Azul foi realizada pelos utentes do CACI: Elsa, Márcia, Susana, Bárbara, Manuela, Isabel, Vítor e Diogo, pelos assistentes Cezara, José e Maria José e pela coordenadora da Eco-Escolas Carmo. Fizeram uma pesquisa na internet sobre as borboletas, todos desenharam a borboleta preferida e votaram na que deveria ser construída. Com cartão de caixas de papelão desenharam as asas, colaram as asas em duas portas já velhas que pintaram de branco. Recolheram tampas de garrafas, já utilizadas num outro trabalho no âmbito da Eco-Escolas, reutilizaram sacos do Pingo Doce já estragados e montaram a nossa Borboleta Azul. Realizaram um cartaz a apelar à participação.
Agora queremos que as famílias tirem boas fotos e levem consigo esta mensagem em prol do Ambiente.

Frase que apele à correta separação dos resíduos:
Reduz, Recicla, Recria.