Biodiversidade: Preservar e Regenerar
Até que ponto conheces a biodiversidade do nosso país e o que fazes no teu dia-a-dia para a conservar?
No âmbito do prolongamento da Década da Biodiversidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas até 2030 e tendo em conta que a “Década das Nações Unidas para Recuperação dos ecossistemas”, fase do programa que decorre entre 2021-2030, tem como principal objetivo acelerar a promoção e consequente recuperação dos ecossistemas degradados e considerando os Objetivos 13, 14 e 15 de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU até 2030 e adotada ainda a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), o Jardim Zoológico de Lisboa, em parceria com o Programa Eco-Escolas/ABAE e a DGE, retomam novamente, este ano letivo 2022-2023, o desafio Biodiversidade: Preservar e Regenerar, uma importante oportunidade de educação ambiental, destinada ao desenvolvimento de uma população consciente e informada sobre a Biodiversidade local, bem como à sensibilização para as boas práticas diárias para a sua conservação.
Pretende-se que esta temática seja integrada no currículo das diversas disciplinas, desenvolvida e trabalhada de uma forma transdisciplinar em atividades letivas e não letivas, envolvendo as crianças e jovens através de metodologias ativas.
O Tema a trabalhar pretende estimular as crianças e jovens para uma consciência ecológica e de respeito pelo Ambiente, contemplada na componente da Cidadania e Desenvolvimento que está intimamente relacionada com toda a prática desenvolvida pelos professores.
Objetivos
O desafio Biodiversidade: Preservar e Regenerar tem como objetivo a sensibilização das crianças e dos jovens para medidas concretas de consciencialização sobre a Conservação da Biodiversidade, mediante a realização de trabalhos centrados nessa temática (consultar enquadramento teórico) e, assim, potenciar uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos alunos enquanto cidadãos e cidadãs conscientes da complexidade do mundo e do estado ambiental do Planeta.
Assim pretende-se:
- Consciencializar a comunidade escolar sobre a conservação da Biodiversidade local;
- Debater, em contexto escolar, a influência dos seres humanos na conservação da Biodiversidade de forma a vivermos e agirmos de forma sustentável.
- Reconhecer o impacte da atividade humana.
- Incentivar à adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta através da mudança de comportamentos.
- Sensibilizar, informar e alertar sobre o impacto da degradação da biodiversidade;
- Integrar trabalhos de ordem multidisciplinar onde se vertam as características enunciadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e que se integrem na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola,
- Estimular o espírito critico e a reflexão.
Este desafio pretende trabalhar a Educação para uma Cidadania Ambiental através de projetos interdisciplinares atrativos, sensibilizando e incentivando a comunidade educativa e local para boas práticas ambientais e para a mudança de comportamento.
Destinatários
Todos os graus de ensino. O desafio é dirigido a grupos de crianças da Educação Pré-Escolar e jovens dos Ensinos Básico (1º, 2º e 3º Ciclos), Secundário, Profissional e Superior.
Trabalhos a concurso
Os trabalhos podem ser realizados em todas as áreas/disciplinas, numa perspetiva de integração de saberes, através da realização ações de sensibilização dirigidas à comunidade que utilizem diferentes técnicas, ferramentas e materiais que podem ser reciclados /ou reutilizados. Os trabalhos deverão mobilizar a comunidade escolar para a conservação da Biodiversidade local, incentivando à adoção de comportamentos que contribuam para a sua preservação e regeneração, através da mudança de comportamentos.
Âmbito dos trabalhos
Os trabalhos apresentados a concurso devem respeitar as seguintes condições:
- permitir uma compreensão multiperspetivada;
- visar o desenvolvimento das seguintes competências:
-
- tratamento de informação / utilização de fontes;
- saber científico, pensamento crítico e bem-estar;
- comunicação em Conservação da Biodiversidade;
- contribuição para o desenvolvimento de valores, atitudes e práticas que concorram para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática;
O desafio centra-se em ações de intervenção no sentido da conservação e regeneração da biodiversidade, devendo incluir as formas de comunicação/informação/sensibilização sobre o tema.
Exemplos de ações:
– reflorestação;
– irradicação de invasoras;
– limpeza de praias, rios e ribeiros;
– limpeza e manutenção de um terreno da escola;
– criação de um jardim de polinizadores;
– instalação de comedouros, bebedouros e caixas ninho para aves;
– criação de um charco.
Formato do trabalho a apresentar
A apresentação do trabalho deverá consistir no formato de Póster digital (.pdf), tamanho A1, orientação vertical.
No póster devem constar os seguintes pontos:
1. Título do trabalho / Ação Realizada
1.1. Breve descrição da ação
2. Intervenientes
3. Data de realização
4. Local de realização
5. Importância da implementação da ação para a biodiversidade local
6. Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada
6.1.Registo fotográfico das principais etapas do projeto
7. Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação
8. Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do
projeto
9. Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares
10. Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto.
No formulário de submissão do trabalho será solicitado o preenchimento dos pontos acima mencionados, bem como a submissão do ficheiro .pdf do póster.
Condições de Participação
Para participar neste desafio, os interessados devem observar as seguintes condições de participação:
-
- a participação é realizada em nome da escola;
- cada escola só poderá apresentar 1 trabalho por cada um dos seguintes escalões:
1º Escalão – Educação Pré-Escolar / 1º ciclo
2º Escalão – 2º Ciclo / 3º ciclo do Ensino Básico
3º Escalão – Ensino Secundário / Profissional / Superior
Inscrição
Para participar, o(a) professor(a) coordenador(a) deve inscrever-se no desafio através da plataforma Eco-Escolas até 28 de fevereiro.
Prazos
- Período de inscrição: até 28 de fevereiro
- Entrega de Trabalhos: até 31 de maio
Critérios de avaliação
Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
- Qualidade/validade da ação realizada;
- adequação do trabalho ao tema;
- tratamento de informação/ referência às fontes utilizadas;
- articulação com conteúdos curriculares;
- originalidade/criatividade;
- qualidade do póster;
- metodologia e resultados de implementação da campanha;
Júri
O Júri de avaliação é composto por representantes das seguintes organizações:
- Jardim Zoológico;
- Direção-Geral da Educação;
- ABAE/Programa-Eco-Escolas.
– Das decisões do júri, não haverá recurso.
– O Júri atribui menções honrosas, quando se justifique.
– O júri pode desclassificar qualquer trabalho que não se enquadre nos requisitos descritos ou não tenha a qualidade desejada.
Prémios e certificados
As escolas com trabalhos premiados receberão um certificado.
Em cada escalão serão premiados os 3 melhores trabalhos enviados a concurso.
1º Prémio
- Jogo de Tabuleiro “Zoo Keepers” + 30 bilhetes para o Jardim Zoológico
2º Prémio
- Jogo de Tabuleiro “Zoo Keepers” + 6 bilhetes para o Jardim Zoológico + visita virtual ao Jardim Zoológico
3º Prémio
- 6 bilhetes para o Jardim Zoológico + visita virtual ao Jardim Zoológico
Os trabalhos premiados serão divulgados no site do Jardim Zoológico, bem como no site da DGE e ABAE / Eco-Escolas e ainda no blogue educacional: https://www.zoo.pt/pt/blog/
Disposições finais
Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos, em conjunto, pelo Jardim Zoológico, pela DGE e pela ABAE.
Destinatários
Todos os graus de ensino. O Projeto pode ser realizado por crianças e jovens de qualquer idade.
Projeto em parceria com:
Inspiração