Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Colégio de Amorim (Póvoa de Varzim)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Lançamento de bolas de sementes

Breve descrição da ação:
A atividade realizou-se de forma a celebrar o Dia da Floresta Autóctone. Assim, os alunos das turmas do sexto ano, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, fizeram bolas de sementes revestidas de argila e que foram, posteriormente, lançadas numa área verde da freguesia de São Pedro de Rates, concelho da Póvoa de Varzim.

Intervenientes:
- 6A
- 6B
- 6C

Data de realização:
23 de novembro de 2022

Local de realização:
Colégio de Amorim e São Pedro de Rates

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A atividade revestiu-se de grande importância, pois além de contribuir para a reflorestação, as sementes eram de espécies típicas da região do Norte Litoral.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- os alunos começaram por realizar pesquisa sobre a fauna e flora típica do Noroeste português;
- foi pedido aos professores para trazerem algumas sementes das espécies que pesquisaram;
- na aula de Ciências Naturais os alunos fizeram as bolas de sementes com argila cedida pelo professor
- na semana do Dia da Floresta Autóctone, os alunos procederam ao lançamento na área previamente escolhida pelo professor e pelos elementos do Conselho Eco-Escolas.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
A atividade teve um importante impacte nos alunos e comunidade escolar, dado que além de se evidenciar a importância da floresta e da reflorestação, deu-se a conhecer a fauna e flora típica do Noroeste peninsular.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- Manuais de Ciências Naturais;
- Vídeos de YouTube.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho foi dinamizado pelos membros do Conselho Eco-Escolas em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Para o Planeta cuidar, temos de reflorestar.

Póster digital (PDF):