Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica e Secundária D. Dinis (Santo Tirso)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Plantação de espécies autóctones ( espécies Juniperus oxycedrus- zimbro galego e Ruscus aculeatus- gilbardeira).

Breve descrição da ação:
Esta ação enquadra-se no desafio Biodiversidade: Preservar e Regenerar.
Embora o espaço exterior da nossa escola apresente uma grande biodiversidade é importante sensibilizar os alunos para as boas práticas da sua conservação, valorização e manutenção.

Intervenientes:
Intervenientes do Projeto Eco-Escolas, Clube Ciência Viva e Atelier Criar +.
Diretora do Agrupamento, Arquiteta Paisagística do Município, e Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Data de realização:
De 26 de janeiro a 14 de junho, 2023.

Local de realização:
Escola Básica e Secundária D. Dinis.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A ideia desta ação surgiu no âmbito da comemoração do "Dia da Floresta Autóctone".
Esta iniciativa procurou valorizar o património da escola e aumentar a sua biodiversidade.
A implementação desta ação fomentou a sustentabilidade ecológica, a consciência ecológica, a cidadania e a responsabilidade social e ambiental.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Para se proceder à plantação das espécies autóctones, Juniperus oxycedrus (zimbro galego) e Ruscus aculeatus (gilbardeira), cedidas pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto, efetuaram-se os seguintes passos:
-Identificação das espécies;
-Selecionar o local para a plantação, de acordo com as exigências das espécies;
-Escolher a época para se proceder à plantação, tendo em conta as condições climatéricas;
-Abrir as covas para plantação;
-Desenvasar as espécies;
-Plantar as novas espécies;
-Estacar para melhor identificar;
-Apertar e regar as espécies plantadas;
-Proteger com folhas secas para a água não evaporar.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Devido à manutenção efetuada, a plantação está a ser um sucesso. Os vinte exemplares plantados estão bem adaptados na nossa escola, sendo possível encontrar e identificar todos os exemplares as duas novas espécies autóctones, Juniperus oxycedrus (zimbro galego) e Ruscus aculeatus (gilbardeira).

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://ecoescolas.abae.pt/2022-2023-projetos/biodiversidade-preservar-e-regenerar/
https://jb.utad.pt/especie/Ruscus_aculeatus
https://jb.utad.pt/especie/Juniperus_oxycedrus_subesp_oxycedrus
https://florestas.pt/
https://www.icnf.pt

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e Desenho.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Criar, na D. Dinis, raízes para o Futuro!

Póster digital (PDF):