Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Construção e manutenção de santuários de vida animal e vegetal com enfoque nos insetos.

Breve descrição da ação:
Embora o espaço exterior da escola continue a constituir todo ele um ecossistema favorável à biodiversidade, a sua manutenção e a organização de novas zonas de intervenção orientada, por razões de ordem pedagógica, merece um cuidado especial, mantendo o intuito de os transformar e consolidar enquanto pequenos laboratórios e espaços privilegiados de observação.

Intervenientes:
Toda a comunidade educativa (professores, auxiliares, alunos e famílias).

Data de realização:
setembro 2022/ julho 2023

Local de realização:
Centro Sócio-Educativo – Quinta da Serralheira - Setúbal

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A criação de maciços vegetais e estruturas adaptadas atraem e favorecem o desenvolvimento de colónias de insetos, essenciais ao equilíbrio do ecossistema e à preservação da biodiversidade de base local.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1-Observação e estudo do meio ambiente com rastreamento das principais espécies animais e vegetais.
2-Análise da possibilidade de reforço das condições favoráveis à reprodução de insetos através da disponibilização de alimento e estruturas de acolhimento.
3-Estudo de experiências e soluções adequadas aos nossos objetivos e condições de base.
4-Renovação e restruturação dos projetos de continuidade: “Canteiro das Abelhas” e “Aldeia dos Insetos”
5-Construção do “Condomínio aberto à vida”.
6- Manutenção do “Canteiro das Abelhas”, da “Aldeia dos Insetos” e do “Condomínio aberto à vida”.
7- Registo da evolução dos projetos.
8- Avaliação e análise dos resultados obtidos.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Procedeu-se à manutenção dos dois espaços de embelezamento e geradores de curiosidade e conhecimento. Através das condições oferecidas por ambos, foi possível verificar o aumento de insetos nas áreas circundantes.
Concebeu-se e executou-se a criação de um novo espaço, designado “Condomínio aberto à vida”, promovendo a requalificação de um canteiro abandonado.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Folhetos, sites de autarquias e associações ambientais, redes sociais de entidades diversas.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A promoção e defesa ambiental constituem o eixo central do Plano Educativo da Escola, que atravessa transversalmente todas as suas áreas curriculares e enforma todas as atividades desenvolvidas, pelo que este projeto assumiu uma importância crucial na vida das salas 8/9.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
A Biodiversidade é a nossa verdade. A sua promoção é a nossa vontade!

Póster digital (PDF):