Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3/S de Santa Maria (Vila do Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
CAMINHADA CONTRA O LIXO

Breve descrição da ação:
A ação consistiu em apanhar beatas de cigarros e/ou outro lixo aliado à caminhada. Nesta atividade os alunos iam caminhando e apanhando o lixo, principalmente beatas de cigarro. E optou-se pelas beatas porque existem em grande número à volta da nossa escola e são um dos detritos mais abundante em todo o mundo que representam cerca de 20% da totalidade do lixo recolhido.

Intervenientes:
Turma A do 6ºAno
Professoras Anabela Costa e Mariana Mesquita

Data de realização:
19 de abril (quarta-feira)

Local de realização:
Na zona exterior à volta da escola (cerca de 2 km)

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Estas ações são importantes, pois o lixo e em particular as beatas representam uma ameaça significativa para a vida dos vários ecossistemas, não só porque os organismos/animais as confundem com alimento ingerindo-as provocando a asfixia, mas também pelos incêndios que podem provocar. Além disso, a maioria dos filtros de cigarro – a parte que parece algodão é na realidade uma forma de plástico sendo a sua degradação muito lenta no ambiente. Dependendo do meio, o tempo de degradação de um filtro de cigarro pode variar entre 18 meses a 10 anos.
As beatas são leves e móveis, sendo levadas pelo vento e chuva e através das sarjetas facilmente chegam aos ao mar.
Sabias que ATIRAR PONTAS DE CIGARRO PARA O CHÃO pode resultar numa multa que varia entre 25€ e €250€ (de acordo com o previsto nos artigos 3.º e 11.º da Lei 88/2019 de 03.09.2019), por isso CUIDA DO AMBIENTE.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1ª PREPARAÇÃO DA ATIVIDADE – pesquisa específica sobre o lixo beatas de cigarro, quantidade de luvas e sacos, definição do dia e hora da ação.
2ª ATIVIDADE – organizar grupos de dois elementos, começar a caminhar e apanhar beatas e/ou outro lixo.
3ª BALANÇO DA ATIVIDADE – monitorizar a quantidade de lixo apanhado, reflexão (alunos e professores) sobre a importância destas ações e realização de um póster sobre a ação /articulação com a biblioteca).

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
As beatas têm impactos significativos nos ecossistemas terrestres e marinhos, contaminando o solo e a água e podendo ser ingeridas por animais, o que pode levar à sua morte ou asfixia, assim estas ações permitem chamar a atenção para o problema e ajudar o ambiente.
Desta ação resultaram cerca de 2 kg de beatas e 2 sacos de lixo com plástico (cerca de 6 kg).

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Português – Pesquisa sobre beatas de cigarros e os seus malefícios; interpretação de textos/poemas sobre meio ambiente
Cidadania – Tema do Meio ambiente (proteger e preservar).
DPS – Trabalhos e exposição sobre o lixo marinho.
Ciências Naturais – O meio ambiente.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
PRESERVE O AMBIENTE!
SEJA PERSISTENTE!