Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Jardim musical e solar – um projeto em construção

Breve descrição da ação:
Uma vez que o jardim da escola já tem mais de 27 anos, altura em que a escola abriu, e apesar de ao longo dos anos o mesmo ter vindo a ser cuidado, tornava-se agora necessário revitalizar e remodelar algumas partes, nomeadamente junto à entrada principal.
Por um lado, algumas invasoras que aquando da abertura da escola serviram para fixar os solos, como por exemplo o chorão, já tinham alastrado e tornava-se necessário proceder à sua erradicação. Por outro lado, em vez de um espaço apenas bonito, pretende-se atualmente, que os alunos possam usufruir do jardim, criando espaços em que os mesmos possam circular e permanecer por entre as plantas. Pretende-se também colocar instrumentos musicais (construídos com materiais reutilizados) que os alunos possam usar no jardim. Outros instrumentos poderão funcionar com a ação do vento, do género “espanta espíritos”. A ideia do Jardim Musical surgiu dos alunos que estão integrados no Ensino Articulado da Música. Um dos projetos é colocar um banco de jardim pintado como se fossem as teclas de um piano.
Já foram colocados comedoiros e bebedouros para aves e um hotel de insetos.
Serão ainda colocadas lâmpadas solares que iluminarão o jardim durante a noite.

Intervenientes:
Turmas: 8º A, 8º C e 8º E, com os professores de Ciências Naturais e apoio de outras disciplinas

Data de realização:
Ao longo do ano letivo de 2022/23

Local de realização:
Espaço/jardim junto à entrada da escola

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Ao eliminar espécies invasoras e plantar espécies autóctones estamos a contribuir para a preservação da biodiversidade. Também a colocação de um hotel de insetos contribui para a polinização e desenvolvimento das espécies vegetais. A colocação de comedouros e bebedouros para aves também contribui para a preservação das mesmas.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1 – Identificação e georreferenciação das espécies existentes no jardim;
2 – Identificação das invasoras;
3 – Eliminação das invasoras – chorão e agave;
4 – Verificação da qualidade e estado do solo;
5 – Colocação de solo novo;
6 – Pesquisa sobre as espécies autóctones existentes na escola;
7 – Planeamento da organização do espaço em intervenção com envolvimento de cálculos matemáticos e geometria.
8 – Sementeira / Plantação / transplantação de espécies aromáticas e suculentas – alfazema, alecrim, e plantas com flor - girassóis (gigante, mexicano e vermelho), roseiras, camélias, glicínias e plantas para insetos polinizadores.
9 – Instalação de infraestruturas de jardim, como banco, escultura com materiais reciclados, caminho / piso de circulação
10 – Instalação de rega gota-a-gota (a solicitar à Câmara Municipal de Castelo Branco)

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
O projeto ainda está em construção, pelo que ainda não é possível avaliar todos os impactes. Neste momento o maior impacte tem sido no interesse e nas aprendizagens dos alunos no que respeita ao “aprender fazendo”. Verifica-se que o hotel de insetos e os comedouros e bebedouros para aves estão a fazer o seu papel, pois é possível observar os insetos e as aves que a eles acorrem, principalmente nos momentos mais tranquilos do dia.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/
https://festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/2013/caixa-de-musica
https://festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/2006/a-musica-da-horta
https://festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/2007/as-plantas-reciclam
https://festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/2007/como-o-lixo-entra-no-jardim
https://festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/2007/jardim-de-con-trastes
https://www.invasoras.pt/especies-invasoras-portugal

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho articula-se com conteúdos das disciplinas de Ciências Naturais, Matemática, Música, Educação Visual, Cidadania e Desenvolvimento, entre outras.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Cuida e Vive o teu Jardim

Póster digital (PDF):