Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Construção de hotéis de insetos

Breve descrição da ação:
A ação a seguir descrita foi realizada no âmbito da Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica, bem como com o Programa Eco-Escolas da Escola Básica 2,3 Júlio Brandão. Tendo por base a temática proposta, os alunos foram desafiados em pensar em ações que pudessem levar a cabo para proteger e regenerar a biodiversidade. Assim, houve uma forte demonstração de interesse, por parte dos alunos, em conhecer mais sobre os insetos e investigarem sobre estratégias que pudessem desenvolver para os proteger e regenerar os ecossistemas onde os insetos são intervenientes imprescindíveis, contribuindo para o aumento deste grupo taxionómico. A ação desenvolveu-se nas seguintes etapas:
1. Sessão de esclarecimento/workshop sobre os insetos;
2. Pesquisa (importância dos insetos para a regeneração dos ecossistemas e ações a desenvolver para atuar na preservação dos insetos);
3. Características dos hotéis de insetos a construir (materiais a utilizar e formato);
4. Escolha do local a colocar os hotéis de insetos;
5. Construção dos hotéis de insetos;
6. Colocação dos hotéis de insetos no local selecionado

Intervenientes:
Alunos de Cidadania e Desenvolvimento do 9º11; Alunos do Clube Eco-Escolas; colaboração dos alunos de Cidadania e Desenvolvimento do 7º6 (pintura de mural), professores de Ciências Naturais, Educação Visual e Tecnológica, auxiliares da ação educativa.

Data de realização:
Ano letivo 2022/2023

Local de realização:
Escola Básica 2,3 Júlio Brandão, AECCB

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A biodiversidade tem decrescido a um ritmo alarmante nos últimos anos, principalmente devido às atividades humanas que desencadeiam mudanças na utilização dos solos, poluição e alterações climáticas. De forma a ir ao encontro da Estratégia de Biodiversidade apresentada pela Comissão Europeia para 2030, pretendemos contribuir para “trazer a natureza de volta às nossas vidas”, envolvendo os jovens alunos, de modo a assegurar que, até 2050, os ecossistemas do mundo sejam restaurados, resilientes e adequadamente protegidos. Os ecossistemas saudáveis fornecem bens essenciais que tomamos como garantidos. As plantas utilizam a energia solar, tonando-a acessível a outras formas de vida. As bactérias e outros organismos vivos decompõem a matéria orgânica em nutrientes que providenciam às plantas um solo saudável para crescerem. Os polinizadores são essenciais para a reprodução das plantas, garantindo a produção alimentar para os humanos. As plantas e os oceanos agem, por sua vez, como os maiores sumidouros de carbono. Em resumo, a biodiversidade fornece-nos ar limpo, água potável e boa qualidade dos solos para as plantações. Permite lutar contra as alterações climáticas e a adaptar-nos a estes novos desafios.
Neste sentido, a ação levada a cabo revelou-se de extrema importância no que toca à sensibilização dos alunos para a importância e preservação dos insetos. Ao construir os hotéis de insetos, estes alunos intervieram ativamente na preservação da biodiversidade, contribuindo para a regeneração dos ecossistemas, criando um nicho, num meio urbano onde os insetos, inclusive os polinizadores podem encontrar um abrigo e alimento. Esta ação foi complementada com a plantação de aromáticas e aumento do número de plantas com flores pelo recinto escolar, garantindo, assim, a criação de um meio propício aos insetos residentes nos hotéis.
A construção de hotéis de insetos é uma prática importante para a conservação da biodiversidade e para a promoção da vida selvagem em ambientes urbanos e rurais. Essas estruturas, também conhecidas como abrigos de insetos, são projetadas especificamente para fornecer refúgio e habitat para uma variedade de insetos benéficos, como abelhas solitárias, vespas, joaninhas e muitos outros. Com a perda contínua de habitats naturais devido ao desenvolvimento humano e à agricultura intensiva, os hotéis de insetos oferecem um habitat alternativo para os insetos, que passam a atuar como locais de reprodução, áreas de hibernação, ajudando a compensar a perda de habitats naturais. É inquestionável a importância e o impacto da construção destes hotéis de insetos: promovem a polinização, abrigando insetos polinizadores, fundamentais para a reprodução de muitas plantas e assim contribuem para o aumento de biodiversidade das espécies vegetais; as joaninhas e vespas parasitas, são predadores naturais de pragas agrícolas, como pulgões e lagartas. Ao incentivar a presença desses insetos benéficos, está-se a ajudar a controlar naturalmente as populações de pragas, reduzindo a necessidade de pesticidas químicos prejudiciais ao meio ambiente. Além dos benefícios para a biodiversidade, os hotéis de insetos também desempenham um papel importante na educação ambiental. Essas estruturas podem ser instaladas em jardins, parques e escolas, proporcionando oportunidades para as pessoas/alunos aprenderem sobre a importância dos insetos na natureza e como podem contribuir para sua conservação.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Para o desenvolvimento desta ação seguiu-se uma metodologia de projeto, que permite que os alunos desenvolvam competências baseadas no desenvolvimento de projetos, partindo do levantamento de um problema, concreto e real, existente no meio que os envolve. Associada a esta metodologia, desenvolveu-se ainda uma metodologia de Aprendizagem em Serviço, metodologia de ensino socialmente responsável, permitindo que os estudantes participem num serviço (proteção e regeneração dos ecossistemas) que responde às necessidades da comunidade e reflitam sobre a experiência nas aulas/sessões, de forma a adquirir uma compreensão mais profunda dos conteúdos e um maior sentido de participação cívica (https://www.engagestudents.eu/wp-content/uploads/2021/12/IO3-Workbook-PT.pdf)
Assim, podem-se identificar as seguintes etapas para a concretização da presente ação:
1. Sessão de esclarecimento/workshop sobre insetos. Foi solicitada a colaboração dos coordenadores do Programa Eco-Escolas e também professores de Ciências Naturais, que desenharam um workshop para os alunos com o objetivo de mostrar a variedade de insetos benéficos para a regeneração de alguns serviços dos ecossistemas e importância destes organismos. Nesta sessão, abordaram-se diferentes tipos de insetos, suas características, seus ciclos de vida e o seu papel nos ecossistemas. Destacou-se, em particular, a importância dos insetos na polinização de plantas, na decomposição de matéria orgânica, no controle de pragas e no equilíbrio ecológico geral. Ao explorar estes benefícios, os alunos tomaram consciência do papel desempenhado pelos insetos na manutenção da biodiversidade e na sustentabilidade dos ecossistemas.
2. Pesquisa. Depois do workshop, e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com a disciplina de Ciências Naturais, discutiram-se as ações que poderiam ser tomadas para preservar e atrair os insetos. Os alunos pesquisaram mais sobre estes assuntos e em jeito de debate chegaram à conclusão que as ações a desenvolver deveriam passar pela criação de habitats adequados, como hotéis de insetos, de modo a fornecerem abrigo e locais de reprodução para várias espécies. Com este objetivo delineado, os alunos pesquisaram mais sobre os insetos e quais as suas necessidades de abrigo, bem como, formatos e tipos de materiais a serem utilizados para atrair insetos-alvo
3. Características dos hotéis de insetos. Tendo em vista os insetos a atrair, e sabendo que cada espécie tem necessidades e preferências específicas, discutiram-se as características dos hotéis de insetos que seriam construídos, levando em consideração os insetos que se pretendiam atrair. Foi elaborada uma lista de materiais que os alunos teriam de arranjar: galhos, bambu, madeira perfurada e cones de pinheiro, podem ser utilizados para fornecer abrigos e locais de nidificação para insetos diversos.
4. Escolha do local a colocar os hotéis de insetos. Foi realizada uma visita pelo espaço escolar e avaliado o local onde os hotéis de insetos seriam instalados. Os alunos certificaram-se que havia uma abundância de plantas florescentes nas proximidades para fornecer alimento aos insetos e que não deveria estar exposto diretamente ao sol intenso ou a fortes correntes de vento.
5. Construção dos hotéis de insetos. Durante algumas semanas os alunos foram construindo vários hotéis de insetos. Após reunir os materiais necessários (pedaços de madeira, canas de bambu, telhas de barro, paletes de madeira, galhos, troncos ocos, folhas secas, pinhas, palha, e arame de amarrar) para a construção do hotel de insetos, os alunos começaram a construi a estrutura básica de insetos, tendo-se decidido que utilizariam uma estrutura em PVC, normalmente usada para delimitar jardins, mas que neste caso delimitaria cada hotel de insetos. Depois, deixou-se a criatividade e a imaginação trabalhar, resolvendo alguns problemas estruturais que iam surgindo e que iam obrigando a reformular e encontrar estratégias no sentido de tornar os hotéis de insetos mais resistentes e duradouros. Os materiais reunidos foram empilhados de forma organizada, dentro da delimitação em PVC, criando compartimentos ou secções onde os insetos se pudessem abrigar. Deixaram-se alguns espaços vazios para que os insetos possam entrar e sair facilmente. Houve a preocupação para criar uma variedade de habitats para acomodar diferentes tipos de insetos. Por exemplo, usaram-se canas de bambu para criar tubos para abelhas solitárias, buracos em troncos de madeira para mariposas ou borboletas, folhas secas para besouros e escaravelhos…
6. Colocação dos hotéis de insetos nos locais selecionados. Preparação do local. Na procura do local, os alunos tiveram em conta vários fatores. Os alunos acabaram por escolher um local resguardado das intempéries e protegido da exposição solar direta, junto a arbustos e árvores. A fixação dos hotéis de insetos parecia ser simples. Foram escolhidos um conjunto de muros que delimitam a escola do meio exterior. Para tornar estes muros mais atrativos, começou-se a realizar a sua limpeza e os alunos, com o envolvimento e ajuda e articulação com docentes de Educação Visual e de outras turmas decidiram pintá-los com motivos alusivos à biodiversidade e incluir no desenho os hotéis de insetos.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Este projeto/ação permitiu que os alunos desenvolvessem, de forma multidisciplinar, princípios, competências e valores preconizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente:
• Pensamento/espírito crítico sobre o meio natural que os envolve (realizaram pesquisas sobre os insetos, sobre as suas necessidades, bem como os materiais mais apropriados para os hotéis de insetos. Analisaram informações, tomaram decisões fundamentadas e adaptaram o projeto às necessidades específicas dos insetos, tendo em conta fatores como habitat, alimentação e comportamento);
• Capacidade e sensibilidade artística, capacidade de pesquisa e planeamento (o planeamento das várias etapas do projeto, o levantamento dos melhores locais para instalação dos hotéis, seleção e organização dos materiais necessários. Os alunos tiveram de definir metas claras, estabelecer um cronograma para a concretização de cada etapa. O planeamento cuidadoso contribuiu para a eficácia do projeto e o alcance dos resultados desejados)
• Competências de debate e de colaboração (verificou-se um ambiente de colaboração das várias partes interessadas, professores, alunos, auxiliares da ação educativa. Esta colaboração permitiu a partilha de conhecimentos, a troca de ideias e a combinação de habilidades e recursos para alcançar os objetivos do projeto);
• Resolução de problemas (durante o processo de construção do hotel de insetos surgiram desafios e problemas que tiveram de ser resolvidos. Adaptou-se o design e a forma de sustentação dos materiais de modo a tornar os hotéis de insetos mais resistentes, sem perderem a funcionalidade para a qual estava a ser construídos, Ao enfrentar e superar estes desafios, os alunos desenvolvem competências valiosas que podem ser aplicadas em outros contextos);
• Comunicação científica (a construção de um hotel de insetos envolve comunicação efetiva. Os alunos precisam compartilhar conhecimentos, discutir ideias, colaborar e coordenar esforços para garantir que o projeto seja realizado com sucesso. Além disso, a comunicação também desempenha um papel importante na divulgação dos resultados e na partilha de informações sobre a importância da conservação da biodiversidade e do papel dos insetos no ecossistema);
• Preparação para a tomada de posições informadas, conscientes e responsáveis de cidadania tendo em vista a sustentabilidade do Planeta (foi importante fazer escolhas sustentadas em relação aos materiais utilizados. Optar por materiais reciclados, reutilizados ou de origem sustentável reduz o impacto ambiental do projeto. Além disso, a consideração dos insetos benéficos e a promoção da biodiversidade local são escolhas sustentadas que contribuem para a preservação dos ecossistemas e a saúde do meio ambiente).
Os alunos foram agentes interventivos da comunidade em que estão inseridos, atuando ao nível da sensibilização e do conhecimento das espécies, alertando para os níveis de ameaças e formas de conservação, construindo hotéis de insetos.
Para além das competências desenvolvidas nos alunos que são, sem dúvida, o impacte mais importante conseguido, a construção destes hotéis de insetos permitiu/irá permitir ter um impacto positivo significativo na biodiversidade local. Ao construir habitats adicionais e adequados para insetos benéficos, como abelhas solitárias, vespas, besouros, borboletas e outros polinizadores, estamos a auxiliar na conservação de outros insetos benéficos, como joaninhas e crisopídeos, que são predadores naturais de pragas de jardim. Para além de atuar na preservação destes insetos, com esta ação também se contribuiu para a promoção promover da polinização e consequente reprodução das flores e para o aumento da biodiversidade, contribuindo para a regeneração dos ecossistemas.
Este projeto não termina com a construção do hotel de insetos, é o início de um projeto maior, que estes alunos, agora à saída da escolaridade básica deixaram como legado. Inspiraram outros alunos, que farão a monitorização dos hotéis de insetos no próximo ano (foram desenhadas folhas de monitorização dos insetos) e continuarão a pintar os murais e construir mais hotéis de insetos.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
• (https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20200519STO79422/proteger-a-biodiversidade-a-estrategia-da-ue-video)
• https://webstorage.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/recursos/files/centro_recursos_cienciaviva_hotel_insectos_04-03-2019_6419484705c9b7.pdf
• https://www.pegadasguimaraes.pt/wp-content/uploads/2021/06/Hotel-de-insetos_v2_compressed-compactado.pdf
• https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/08/16/hoteis-para-insetos-se-tornam-ferramentas-para-ampliar-biodiversidade.ghtml
• https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2021-11-04-novos-hoteis-para-insetos-ajudam-a-conservacao-da-biodiversidade-em-lisboa/
• https://blog.syngentadigital.ag/papel-dos-insetos-na-sociedade/
• https://www.cienciaviva.pt/aprenderforadasaladeaula/index.php?accao=show_obj&id_obj=1532
• https://jra.abae.pt/plataforma/artigo/o-desaparecimento-dos-insetos-uma-catastrofe-silenciosa/
• https://hortasbio.abae.pt/desafios-2019-2020/hotel-de-insetos/
• https://ecoescolas.abae.pt/2022-2023-projetos/biodiversidade-preservar-e-regenerar/

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
CN –
Aprendizagens Essenciais Transversais
- Selecionar e organizar informação, a partir de fontes diversas e de forma cada vez mais autónoma, valorizando a utilização de tecnologias digitais e integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos. - Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências científicas, obtidas através da realização de atividades práticas diversificadas laboratoriais, experimentais, de campo  e planeadas para procurar responder a problemas formulados. - Construir modelos que permitam a representação e o estudo de estruturas, de sistemas e das suas transformações. - Reconhecer que a ciência é uma atividade humana com objetivos, procedimentos próprios, através da exploração de acontecimentos, atuais e/ou históricos, que documentam a sua natureza. - Aplicar as competências desenvolvidas em problemáticas atuais e em novos contextos. - Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com a CTSA. - Articular saberes de diferentes disciplinas para aprofundar temáticas abordadas em Ciências Naturais.
Conteúdo
VIVER MELHOR NA TERRA
Interpretar informação sobre os determinantes do nível de saúde individual e comunitária, analisando a sua importância na qualidade de vida de uma população. Explicar o modo como as "culturas de risco" podem condicionar as medidas de capacitação das pessoas, pondo em causa a promoção da saúde. Analisar criticamente estratégias de atuação na promoção da saúde individual, familiar e comunitária, partindo de questões enquadradas em problemáticas locais, regionais ou nacionais.
Eco-Escolas
Sensibilização das crianças e dos jovens para medidas concretas de consciencialização sobre a Conservação da Biodiversidade; Consciencializar a comunidade escolar sobre a conservação da Biodiversidade local;
Debater, em contexto escolar, a influência dos seres humanos na conservação da Biodiversidade de forma a vivermos e agirmos de forma sustentável.
Reconhecer o impacte da atividade humana.
Incentivar à adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta através da mudança de comportamentos.
Sensibilizar, informar e alertar sobre o impacto da degradação da biodiversidade;
Integrar trabalhos de ordem multidisciplinar onde se vertam as características enunciadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e que se integrem na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola,
Estimular o espírito critico e a reflexão.
EV:
- Transformar os conhecimentos adquiridos em novos modos de apreciação do mundo.
- Manifestar expressividade nos seus trabalhos, selecionando, de forma intencional, conceitos, temáticas, materiais, suportes e técnicas.
- Justificar a intencionalidade das suas composições, recorrendo a critérios de ordem estética (vivências, experiências e conhecimentos.
- Organizar exposições em diferentes formatos – físicos e/ou digitais, individuais ou de grupo, selecionando trabalhos tendo por base os processos de análise, síntese e comparação, que conjugam as noções de composição e de harmonia, de acordo com o objetivo escolhido/proposto.
ET:
- Identificar e representar as necessidades e oportunidades tecnológicas decorrentes da observação e investigação de contextos socias e comunitários;
- Produzir artefactos, objetos e sistemas técnicos, adequando os meios materiais e técnicos à ideia ou intenção expressa;
- Criar soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais, tendo em atenção a sustentabilidade ambiental
CD:
-Dinamizar ações na escola e na comunidade que visem a adoção de comportamentos, individuais e coletivos, ambientalmente responsáveis.
- Compreender as consequências das atividades humanas nos diferentes ecossistemas.
SAÚDE - -Optar nas suas práticas alimentares por géneros alimentícios saudáveis.
Educação Ambiental - -Compreender o impacto global à escala do planeta da destruição de habitats e da alteração do uso dos solos;
-Conhecer formas de valorização dos resíduos;

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Hotéis de Insetos: Preservar, Regenerar e Atuar - Juntos pela Biodiversidade!

Póster digital (PDF):